Políticas de formação e gestão pedagógica universitária o desafio da simetria invertida
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Data
2014-11-27Autor
Silva, Marciele Taschetto da
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Este estudo encontra-se inserido no contexto investigativo da formação de formadores e da gestão pedagógica da área de Ciências Naturais e Exatas. Ressaltamos que a gestão pedagógica se constitui à medida que o professor se compromete com seu projeto de ensino, organizando e articulando saberes necessários para a formação de seus alunos e, consequentemente, para a sua própria formação. Desse modo, trata-se de um estudo bibliográfico, tendo como objetivo analisar definições teóricas e conceituais relevantes para (re)pensar a gestão pedagógica na formação docente inicial e o reflexo desta na educação básica, em busca da qualidade do ensino na área de Ciências Naturais e Exatas. Em relação a esta temática sabemos que os docentes universitários possuem a responsabilidade e o compromisso social com a ampla formação de futuros profissionais para além da mera transmissão de conhecimentos. Assim, preocupa-nos refletir sobre a relação existente entre a gestão da aula dos docentes atuantes nos cursos de licenciatura e a formação dos futuros professores da educação básica. Esta relação apresenta-se paradoxal, pois ao mesmo tempo em que os professores realizam a gestão de suas aulas a fim de oferecerem uma boa formação para seus alunos, não são formados nem preparados para tal exercício. Desse modo, a gestão da sua aula é regida por saberes constituídos no seu cotidiano, decorrente de empenho individual, sob o prisma da pedagogia universitária.
Coleções
- Gestão Educacional [289]
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