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dc.contributor.advisorVeiga, Adriana Moreira da Rocha
dc.creatorSilva, Marciele Taschetto da
dc.date.accessioned2018-03-20T13:56:05Z
dc.date.available2018-03-20T13:56:05Z
dc.date.issued2014-11-27
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12759
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2014.por
dc.descriptionTítulo alterado para: Políticas de formação e gestão pedagógica: uma busca de excelência nos cursos de licenciaturapor
dc.description.abstractThis is an investigative research in the area of teacher education and educational management in the field of Natural and Exact Sciences. It is emphasized that educational management is composed at the same time as the teachers are compromised with their teaching project, organizes and articulating the necessary knowledge for the student’s formation and, consequently, for their own development. Thus, this study is a bibliographical research, aiming to examine relevant theoretical and conceptual definitions in order to (re)think educational management in initial teacher training, and its reflection within basic education, in pursuit of an education of quality in the field of Natural and Exact Sciences. In relation to this issue, it is known that college professors have the responsibility and social commitment to extensive training of future professionals that goes beyond the mere transmission of knowledge. Thus, it is a concern to reflect on the relationship between class management of professors in undergraduate courses and the training offered to prospective teachers of basic education. This relationship presents some ambiguity, due to the fact that at the same time that teachers perform the management of their classes in order to provide a good education for their students, they are not trained and prepared for such. Therefore, the management of their classes is governed by knowledge conventionalized in their daily life, arising from individual efforts, under the perspective of university pedagogy.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão pedagógicapor
dc.subjectFormação de formadorespor
dc.subjectFormação inicialpor
dc.subjectEducational managementeng
dc.subjectTeacher educationeng
dc.subjectInitial educationeng
dc.titlePolíticas de formação e gestão pedagógica universitária o desafio da simetria invertidapor
dc.title.alternativeTraining policy and educational management university: the challenge of symmetry mirroreng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEste estudo encontra-se inserido no contexto investigativo da formação de formadores e da gestão pedagógica da área de Ciências Naturais e Exatas. Ressaltamos que a gestão pedagógica se constitui à medida que o professor se compromete com seu projeto de ensino, organizando e articulando saberes necessários para a formação de seus alunos e, consequentemente, para a sua própria formação. Desse modo, trata-se de um estudo bibliográfico, tendo como objetivo analisar definições teóricas e conceituais relevantes para (re)pensar a gestão pedagógica na formação docente inicial e o reflexo desta na educação básica, em busca da qualidade do ensino na área de Ciências Naturais e Exatas. Em relação a esta temática sabemos que os docentes universitários possuem a responsabilidade e o compromisso social com a ampla formação de futuros profissionais para além da mera transmissão de conhecimentos. Assim, preocupa-nos refletir sobre a relação existente entre a gestão da aula dos docentes atuantes nos cursos de licenciatura e a formação dos futuros professores da educação básica. Esta relação apresenta-se paradoxal, pois ao mesmo tempo em que os professores realizam a gestão de suas aulas a fim de oferecerem uma boa formação para seus alunos, não são formados nem preparados para tal exercício. Desse modo, a gestão da sua aula é regida por saberes constituídos no seu cotidiano, decorrente de empenho individual, sob o prisma da pedagogia universitária.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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