A educação ambiental no contexto da gestão educacional: uma experiência vivida
Resumo
O cuidado com o meio ambiente tem se tornado uma das discussões e ações em maior destaque em nosso Planeta nos últimos tempos. Vive-se em tempos de inúmeros problemas ambientais, que colocam em risco a qualidade de vida das atuais e futuras gerações. O ensino da Educação Ambiental, dessa forma, se mostra como um dos caminhos para a solução desta problemática. De acordo com a Lei nº 9.795/99, a Política Nacional de Educação Ambiental, que incumbe ao Poder Público promover a educação ambiental, em seu Art. 2º, afirma que a Educação Ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional e, por isso, precisa estar presente, articulando-se aos currículos, em todos os níveis e modalidades do processo educativo de maneira formal e não-formal. Para tanto, a presente pesquisa visa, como objetivo principal, ressignificar a importância da Educação Ambiental a partir de uma experiência de gestão pedagógica vivenciada em um polo presencial da Universidade de Santo Amaro - UNISA, situado em Santa Maria - RS. Como objetivos específicos priorizou-se: refletir sobre a Educação Ambiental nos currículos no sentido de contribuir para a sensibilização dos gestores escolares, pontuar novas perspectivas à Gestão Pedagógica de forma a educação ambiental seja melhor trabalhada e forme cidadãos conscientes e sensibilizados com a qualidade de vida em sociedade. Como problema de pesquisa indago: Quais contribuições emergem da experiência vivida na Gestão Pedagógica de um projeto em Educação ambiental em uma instituição na qual participo como tutora presencial? O mesmo teve como intencionalidade desenvolver um projeto de seminário com a temática da Educação Ambiental que proporcionasse uma interação na comunidade acadêmica do polo e a participação da coordenação, promovendo um espaço de discussão e de reflexão; auxiliando na formação dos discentes da comunidade universitária e contribuindo para a formação continuada dos docentes e demais profissionais que atuam no polo. Com isso, pode-se afirmar que o desenvolvimento da cidadania implica na formação da consciência ambiental, compartilhado por todos os gestores escolares, vividas através de saberes e fazeres que possibilitam uma compreensão do meio ambiente e uma sensibilização para a atuação de qualidade, com relações interpessoais, implicadas nas tomadas de decisões, melhorando o mundo, a vida, ancorados numa ética planetária.
Coleções
- Gestão Educacional [294]
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