dc.contributor.advisor | Marquezan, Lorena Ines Peterini | |
dc.creator | Dalla Pozza, Karin Antunes | |
dc.date.accessioned | 2018-03-20T14:57:17Z | |
dc.date.available | 2018-03-20T14:57:17Z | |
dc.date.issued | 2014-12-02 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12763 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | Caring for the environment hás become one of the biggest discussions and actions highlighted in our planet in recent times. We live in a time of numerous environmental problems, which threaten the quality of life of current and future generations. Teaching Environmental Education thus appears as the way to solve this problem. According to Law No. 9.795 / 99, the National Environmental Education, incumbent upon the Government to promote environmental education in Art. 2, states that environmental education is an essential and permanent component of national education, and it must be present, articulating the curricula at all levels and modalities of the educational process for formal and non-formal way. Therefore, this research aims, the main objective, reframe the importance of environmental education from a pedagogical management experience experienced in a classroom pole of the University of Santo Amaro - UNISA, situated in Santa Maria - RS. The specific objectives are prioritized: to address environmental education in the curriculum in order to contribute to the awareness of school managers, scoring new perspectives to the Pedagogical Management environmental education form is better crafted and form citizens aware and sensitized with quality of life society. How to inquire research problem: What contributions emerge from the lived experience of Pedagogical Management of a project on environmental education in an institution in which I participate? The seminar had the intention to develop activities with the theme of environmental education that would provide an interaction in the academic community Polo and the participation of coordination, providing a space for discussion and reflection; assisting in the training of students of the university community and contributing to the continuing education of teachers and other professionals working in polo. With this, one can say that the development of citizenship implies the formation of environmental consciousness shared by all school administrators, lived through knowledge and practices that enable an understanding of the environment and awareness of the performance, quality relationships with interpersonal, involved in decision making, improving the world, life, anchored in a global ethics. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Gestão educacional | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Cidadania | por |
dc.subject | Environmental education | eng |
dc.subject | Educational management | eng |
dc.subject | Teacher training | eng |
dc.subject | Citizenship | eng |
dc.title | A educação ambiental no contexto da gestão educacional: uma experiência vivida | por |
dc.title.alternative | The environmental education in the context of educational management: an lived experience | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | O cuidado com o meio ambiente tem se tornado uma das discussões e ações em maior destaque em nosso Planeta nos últimos tempos. Vive-se em tempos de inúmeros problemas ambientais, que colocam em risco a qualidade de vida das atuais e futuras gerações. O ensino da Educação Ambiental, dessa forma, se mostra como um dos caminhos para a solução desta problemática. De acordo com a Lei nº 9.795/99, a Política Nacional de Educação Ambiental, que incumbe ao Poder Público promover a educação ambiental, em seu Art. 2º, afirma que a Educação Ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional e, por isso, precisa estar presente, articulando-se aos currículos, em todos os níveis e modalidades do processo educativo de maneira formal e não-formal. Para tanto, a presente pesquisa visa, como objetivo principal, ressignificar a importância da Educação Ambiental a partir de uma experiência de gestão pedagógica vivenciada em um polo presencial da Universidade de Santo Amaro - UNISA, situado em Santa Maria - RS. Como objetivos específicos priorizou-se: refletir sobre a Educação Ambiental nos currículos no sentido de contribuir para a sensibilização dos gestores escolares, pontuar novas perspectivas à Gestão Pedagógica de forma a educação ambiental seja melhor trabalhada e forme cidadãos conscientes e sensibilizados com a qualidade de vida em sociedade. Como problema de pesquisa indago: Quais contribuições emergem da experiência vivida na Gestão Pedagógica de um projeto em Educação ambiental em uma instituição na qual participo como tutora presencial? O mesmo teve como intencionalidade desenvolver um projeto de seminário com a temática da Educação Ambiental que proporcionasse uma interação na comunidade acadêmica do polo e a participação da coordenação, promovendo um espaço de discussão e de reflexão; auxiliando na formação dos discentes da comunidade universitária e contribuindo para a formação continuada dos docentes e demais profissionais que atuam no polo. Com isso, pode-se afirmar que o desenvolvimento da cidadania implica na formação da consciência ambiental, compartilhado por todos os gestores escolares, vividas através de saberes e fazeres que possibilitam uma compreensão do meio ambiente e uma sensibilização para a atuação de qualidade, com relações interpessoais, implicadas nas tomadas de decisões, melhorando o mundo, a vida, ancorados numa ética planetária. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |