A gestão no enfrentamento da indisciplina e das violências no contexto escolar
Resumo
Considerando a crescente preocupação acerca das violências na sociedade contemporânea, em especial as que acontecem no contexto escolar, e embasado em pesquisas que relatam o sentimento de impotência, e a dificuldade em encontrar estratégias positivas de enfrentamento destas situações, o presente trabalho tem como objetivo investigar em que medida o conceito de gestão pode contribuir no delineamento de estratégias positivas para o enfrentamento da indisciplina e das violências no contexto escolar. Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, do tipo revisão bibliográfica. Como referencial teórico utilizou-se principalmente: Lück (2006), Oliveira (2011) e Libâneo (2004), para discussões acerca do conceito de gestão; Morais (1995), La Taille (1998), Puig (1998), Garcia (1999; 2008; 2009), e Arroyo (2007) para compreender as representações e significações da indisciplina e das violências no contexto escolar, e o que estas questões têm a dizer a respeito da escola. A partir das discussões concluísse que a indisciplina e as violências no contexto escolar, mais do que um problema nas práticas de professores, têm muito a dizer sobre o papel que cumpre a escola na sociedade contemporânea, e neste sentido se indica a necessidade de uma mudança de paradigma no que tange a compreensão do conceito de gestão escolar, ultrapassando a administração, e incorporando a necessidade de participação e o papel transformador da educação em uma sociedade desigual como a nossa.
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- Gestão Educacional [294]
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