dc.contributor.advisor | Souza, Maristela da Silva | |
dc.creator | Moraes, Francielle de Cássia Tonetto | |
dc.date.accessioned | 2018-03-21T13:39:43Z | |
dc.date.available | 2018-03-21T13:39:43Z | |
dc.date.issued | 2014-09-23 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12770 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | Understanding that educational policies are international organizations service that a larger plane are governed by neoliberal policies to maintain the exploitation and alienation of workers, it is essential to understand the precariousness of work, scrapping of the education, removal of rights social, and in particular of this work, its implications for physical education. Understanding this process of domination of the capital laws on education it is essential to equip the struggle for human emancipation. From, the author's approach to the problem of this research, by experiencing the attacks on public education and basic precarious employment as a teacher; and understanding that physical education is not separate from social relations and through educational policies is influenced by the prevailing mode of production, this article aims to: Analyze the implications of educational policies of the government of Rio Grande do Sul, management (2010-2014), for physical education, from the relationship between the general educational policies and the policies implemented by the state government. For methodological purposes, this research was based on the assumptions of historical and dialectical materialism leaving the concrete in which they are the subjects of this process and also the contradiction of capitalist reality, through mediation analyzes, abstracting ideas and confronting the contradictions to then arrive at an elaborate synthesis. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Neoliberalismo | por |
dc.subject | Políticas educacionais | por |
dc.subject | Educação física escolar | por |
dc.subject | Neoliberalism | eng |
dc.subject | Educational politics | eng |
dc.subject | School physical education | eng |
dc.title | A educação brasileira no contexto neoliberal: as implicações das políticas educacionais do governo Tarso (2010 - 2014) para a educação física escolar | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Escolar | por |
dc.description.resumo | A compreensão de que as políticas educacionais estão a serviço de organismos internacionais, que num plano maior são regidas por políticas neoliberais para manter a exploração e a alienação dos trabalhadores, é essencial para o entendimento da precarização do trabalho, sucateamento da educação, retirada dos direitos sociais e, no específico deste trabalho, suas implicações para a educação física escolar. Entender esse processo de dominação das leis do capital sobre a educação torna-se imprescindível para instrumentalizar a luta pela emancipação humana. A partir, da aproximação da autora com o problema desta pesquisa, por vivenciar os ataques à educação básica pública e a precarização do trabalho, como professora; e da compreensão que a educação física escolar não está dissociada das relações sociais e que por intermédio das políticas educacionais sofre influência do modo de produção vigente, este artigo tem por objetivo: Analisar as implicações das políticas educacionais do governo do Rio Grande do Sul, gestão (2010 a 2014), para a educação física escolar, a partir da relação entre as políticas educacionais gerais e as políticas implementadas pelo governo estadual. Para fins metodológicos, esta pesquisa fundamentou-se nos pressupostos do materialismo histórico-dialético partindo do concreto, no qual se encontram os sujeitos deste processo e também a contradição da realidade capitalista, passando pela mediação das análises, abstraindo ideias e confrontando as contradições, para então chegar a uma síntese elaborada. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |