Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMussoi, Eunice Maria
dc.creatorWissmann, Liane Dal Molin
dc.date.accessioned2018-03-23T12:16:25Z
dc.date.available2018-03-23T12:16:25Z
dc.date.issued2012-07-12
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12790
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThis article aims to investigate the culture of usage of the virtual learning community Conecta Unijuí by analyzing communities created since the year of its creation in 2007 until the year 2013, totaling 3,923 communities. The same were classified as virtual communities or virtual learning communities based on data from its creation, such as Title, Description (community goal), location (if it is still active or extinct), the year of its creation, the creator's name and the types of links which it has with Unijuí (technical-administrative, student, professor, external community, partner on EaD. The results showed that academic community was receptive to test and use the new tool, as well as it was found that over time the same became purely educational, although it is still operating with a small operational parcel towards being way to graduation committees, students support, dissemination of National Exams for Students (ENADEs, in Portuguese), elections, etc… and it is incorporated as one more way in which the actions of the University materialize.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAVEA (Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem)por
dc.subjectCultura de usopor
dc.subjectTeaching and learning virtual communitieseng
dc.subjectCulture of usageeng
dc.titleA cultura de uso do ambiente virtual Conecta Unijuí: um estudo de casopor
dc.title.alternativeThe culture of usage of the virtual community Conecta Unijuí: a case studyeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três de Maio, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo teve por objetivo investigar a cultura de uso do ambiente virtual de aprendizagem Conecta Unijuí por meio da análise das comunidades criadas desde o ano de sua criação, em 2007, até o ano de 2013, totalizando 3.923 comunidades. As mesmas foram classificadas como comunidades virtuais ou comunidades virtuais de aprendizagem com base nos dados de sua criação, como Título, Descrição (objetivo da comunidade), Situação (se ainda está ativa ou extinta), o ano de sua criação, o nome do criador e os tipos de vínculos que mantem com a Unijuí (técnico-administrativo, aluno, professor, comunidade externa, parceiro EaD. Os resultados demonstraram que a comunidade acadêmica foi receptiva ao testar e utilizar a nova ferramenta, bem como foi possível constatar que com o tempo a mesma passou a ter vocação quase que puramente educacional, embora ainda com uma pequena parcela operacional no sentido de ser meio também para comissões de formatura, atendimento aos alunos, divulgação de Exames Nacionais de Desempenho dos Estudantes (ENADES), eleições, entre outros, estando incorporada como mais um meio no qual as ações da Universidade se concretizam.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto