dc.contributor.advisor | Mussoi, Eunice Maria | |
dc.creator | Wissmann, Liane Dal Molin | |
dc.date.accessioned | 2018-03-23T12:16:25Z | |
dc.date.available | 2018-03-23T12:16:25Z | |
dc.date.issued | 2012-07-12 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12790 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | This article aims to investigate the culture of usage of the virtual learning community Conecta
Unijuí by analyzing communities created since the year of its creation in 2007 until the year
2013, totaling 3,923 communities. The same were classified as virtual communities or virtual
learning communities based on data from its creation, such as Title, Description (community
goal), location (if it is still active or extinct), the year of its creation, the creator's name and
the types of links which it has with Unijuí (technical-administrative, student, professor,
external community, partner on EaD. The results showed that academic community was
receptive to test and use the new tool, as well as it was found that over time the same became
purely educational, although it is still operating with a small operational parcel towards
being way to graduation committees, students support, dissemination of National Exams for
Students (ENADEs, in Portuguese), elections, etc… and it is incorporated as one more way in
which the actions of the University materialize. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | AVEA (Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem) | por |
dc.subject | Cultura de uso | por |
dc.subject | Teaching and learning virtual communities | eng |
dc.subject | Culture of usage | eng |
dc.title | A cultura de uso do ambiente virtual Conecta Unijuí: um estudo de caso | por |
dc.title.alternative | The culture of usage of the virtual community Conecta Unijuí: a case study | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Três de Maio, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo teve por objetivo investigar a cultura de uso do ambiente virtual de aprendizagem Conecta
Unijuí por meio da análise das comunidades criadas desde o ano de sua criação, em 2007, até o ano de
2013, totalizando 3.923 comunidades. As mesmas foram classificadas como comunidades virtuais ou
comunidades virtuais de aprendizagem com base nos dados de sua criação, como Título, Descrição
(objetivo da comunidade), Situação (se ainda está ativa ou extinta), o ano de sua criação, o nome do
criador e os tipos de vínculos que mantem com a Unijuí (técnico-administrativo, aluno, professor,
comunidade externa, parceiro EaD. Os resultados demonstraram que a comunidade
acadêmica foi receptiva ao testar e utilizar a nova ferramenta, bem como foi possível
constatar que com o tempo a mesma passou a ter vocação quase que puramente
educacional, embora ainda com uma pequena parcela operacional no sentido de ser
meio também para comissões de formatura, atendimento aos alunos, divulgação de
Exames Nacionais de Desempenho dos Estudantes (ENADES), eleições, entre outros,
estando incorporada como mais um meio no qual as ações da Universidade se
concretizam. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |