O currículo como possibilidade da democracia escolar: o que pensam de educação e de gestão a comunidade educativa de uma escola da rede pública municipal de Fortaleza
Resumo
Este trabalho procura mostrar o currículo como condição de possibilidade da democracia participativa na escola. O currículo é entendido como aqueles interesses e significados compartilhados efetivamente pela comunidade escolar, dentro de um conjunto amplo de relações conflituosas, que pode ser constatado nos discursos emitidos pelos seus agentes, a saber, professores, gestores, alunos, funcionários e pais. Portanto, vamos fazer uma consideração das representações a respeito da educação e da gestão escolar de uma escola de ensino fundamental da rede pública municipal de Fortaleza, Ceará. Essas representações, por serem permeadas por “falas em conflito” pela institucionalização de um modo específico de compreender e organizar o espaço escolar, devem ser vistas dentro dos contextos que as possibilitam, a saber, as influências dos modelos econômicos e do Estado capitalista, como também pelo modo cotidiano de perceber e analisar a realidade da comunidade educativa. A gestão educacional é aqui entendida como aquelas políticas e ações configuradoras que influenciam consideravelmente a escola em suas decisões, mas que sofrem interpretações locais como forma de burlar as orientações oficiais dominadoras. O espaço local da escola é pensado como esfera pública capaz de abrigar diferentes opiniões e qualidades de interação, e por isso mesmo capaz de criar aquelas condições pedagógicas e de gestão específicas à formação dos alunos e, assim, institucionalizar, previamente, uma sociedade democrática e participativa.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]