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dc.contributor.advisorAntunes, Helenise Sangoi
dc.creatorRibas, Juliana da Rosa
dc.date.accessioned2018-03-26T15:39:52Z
dc.date.available2018-03-26T15:39:52Z
dc.date.issued2014-05-26
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12809
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2014.por
dc.description.abstractThis work configures with a bibliographic study that turns to the theme about notebooks of field education worked at National Pact for Literacy Certain Age in 2013, with aim to reflect about notebooks of field. We know that the National Pact for Literacy at Certain Age reaffirms the commitment set out in Decree No. 6,094, of april 24, 2007, from literacy to children maximum of eight years old the end of the 3rd year of primary school, as well as the goal 5 of the bill which deals with the National Education Plan (2011-2020) it also reinforces this aspect in determining the need to alphabetize all children by at most eight years old, and when they performed the theoretical analysis of field notebooks, we realize the importance of these to give greater visibility to the education field in most often is placed so far from established policies. For according to the Operational Guidelines for the Education of the field, when thinking about the field of education within an educational policy entails being recognizing the identity of the persons and those who are part of your surroundings. Field notebooks also demystify the issues of rural education in multigrade classes in which many successful educational experiences in Uruguay has given success and quality of learning. With that we believe in the need to break with a fragmented view of education and involve the community as a whole (parents, teachers, students and administrators) a primary focus, which is the teaching and learning quality.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPNAIC (Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa)por
dc.subjectCadernos do campopor
dc.subjectEducação do campopor
dc.subjectNational pact for literacy certain ageeng
dc.subjectNotebook of fieldeng
dc.subjectField educationeng
dc.titleO caderno de educação do campo: possibilidades de reflexão sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certapor
dc.title.alternativeNotebook of education field: possibilities of reflection on the Covenant by National Literacy in Certain Ageeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEste trabalho se configura como um estudo bibliográfico que se volta para a temática sobre os Cadernos de Educação do Campo trabalhado no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no ano de 2013, com o intuito de fazer uma reflexão acerca dos cadernos do campo. Sabemos que o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa vem reafirmar o compromisso previsto no Decreto n 6.094, de 24 de abril de 2007, de alfabetizar as crianças até, no máximo, os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental, bem como a meta 5 do Projeto de Lei que trata sobre o Plano Nacional de Educação(2011-2020) que também reforça este aspecto ao determinar a necessidade de alfabetizar todas as crianças até, no máximo, os oito anos de idade, e ao realizarmos a analise teórica dos cadernos do campo, notamos a importância destes ao dar maior visibilidade a educação do campo que na maioria das vezes está colocada de forma distante das políticas instituídas. Pois conforme as Diretrizes Operacionais para a Educação do campo, ao pensar em Educação do campo dentro de uma política educacional implica estar reconhecendo a identidade dos sujeitos e daqueles que fazem parte de seu entorno. Os cadernos do campo também desmistificam as questões referentes à educação do campo em classes multisseriadas em que muitas experiências educacionais bem sucedidas no Uruguai tem dado êxito e qualidade de aprendizagem. Com isso acreditamos na necessidade de romper com uma visão fragmentada de educação e envolver a comunidade num todo, pois todos somos gestores educacionais no qual lutamos por foco principal, que é o ensino e aprendizagem de qualidade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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