dc.contributor.advisor | Antunes, Helenise Sangoi | |
dc.creator | Ribas, Juliana da Rosa | |
dc.date.accessioned | 2018-03-26T15:39:52Z | |
dc.date.available | 2018-03-26T15:39:52Z | |
dc.date.issued | 2014-05-26 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12809 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | This work configures with a bibliographic study that turns to the theme about
notebooks of field education worked at National Pact for Literacy Certain Age in
2013, with aim to reflect about notebooks of field. We know that the National Pact for
Literacy at Certain Age reaffirms the commitment set out in Decree No. 6,094, of april
24, 2007, from literacy to children maximum of eight years old the end of the 3rd year
of primary school, as well as the goal 5 of the bill which deals with the National
Education Plan (2011-2020) it also reinforces this aspect in determining the need to
alphabetize all children by at most eight years old, and when they performed the
theoretical analysis of field notebooks, we realize the importance of these to give
greater visibility to the education field in most often is placed so far from established
policies. For according to the Operational Guidelines for the Education of the field,
when thinking about the field of education within an educational policy entails being
recognizing the identity of the persons and those who are part of your surroundings.
Field notebooks also demystify the issues of rural education in multigrade classes in
which many successful educational experiences in Uruguay has given success and
quality of learning. With that we believe in the need to break with a fragmented view
of education and involve the community as a whole (parents, teachers, students and
administrators) a primary focus, which is the teaching and learning quality. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | PNAIC (Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa) | por |
dc.subject | Cadernos do campo | por |
dc.subject | Educação do campo | por |
dc.subject | National pact for literacy certain age | eng |
dc.subject | Notebook of field | eng |
dc.subject | Field education | eng |
dc.title | O caderno de educação do campo: possibilidades de reflexão sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa | por |
dc.title.alternative | Notebook of education field: possibilities of reflection on the Covenant by National Literacy in Certain Age | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Este trabalho se configura como um estudo bibliográfico que se volta para a
temática sobre os Cadernos de Educação do Campo trabalhado no Pacto Nacional
pela Alfabetização na Idade Certa no ano de 2013, com o intuito de fazer uma
reflexão acerca dos cadernos do campo. Sabemos que o Pacto Nacional pela
Alfabetização na Idade Certa vem reafirmar o compromisso previsto no Decreto n
6.094, de 24 de abril de 2007, de alfabetizar as crianças até, no máximo, os oito
anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental, bem como a meta 5 do
Projeto de Lei que trata sobre o Plano Nacional de Educação(2011-2020) que
também reforça este aspecto ao determinar a necessidade de alfabetizar todas as
crianças até, no máximo, os oito anos de idade, e ao realizarmos a analise teórica
dos cadernos do campo, notamos a importância destes ao dar maior visibilidade a
educação do campo que na maioria das vezes está colocada de forma distante das
políticas instituídas. Pois conforme as Diretrizes Operacionais para a Educação do
campo, ao pensar em Educação do campo dentro de uma política educacional
implica estar reconhecendo a identidade dos sujeitos e daqueles que fazem parte de
seu entorno. Os cadernos do campo também desmistificam as questões referentes à
educação do campo em classes multisseriadas em que muitas experiências
educacionais bem sucedidas no Uruguai tem dado êxito e qualidade de
aprendizagem. Com isso acreditamos na necessidade de romper com uma visão
fragmentada de educação e envolver a comunidade num todo, pois todos somos
gestores educacionais no qual lutamos por foco principal, que é o ensino e
aprendizagem de qualidade. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |