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dc.contributor.advisorHillig, Clayton
dc.creatorPerin, Mariane Gehlen
dc.date.accessioned2018-04-04T12:08:35Z
dc.date.available2018-04-04T12:08:35Z
dc.date.issued2018-01-30
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12856
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis study investigates the relation of the current denial of the knowledge status of the traditional knowledges, specifically, the traditional knowledges associated to biodiversity, the modern paradigm, the anthropic global environmental crisis and the Integral Environmental Education, critical and reflexive. This investigation is made from a bibliographic revision about the Decolonial Sociology by Boaventura de Sousa e Santos and from the Critical Theory. The methodology adopted by the world system, modern, western, capitalist – through cientificism – denies the knowledge status of the traditional knowledges, which is a way of subordinating or exterminating the people linked to them; as well as, dichotomize nature and culture, which is put in a place of exteriority/inferiority. The denial of the cultural diversity and the dichotomy culture/nature, which is in a place of inferiority, it is an inherently colonialist attitude. Therefore, the alterity and the negative recognition of the Other is inherent to the colonialism. Overcoming the erosion the culture and biodiversity is a problem belonging in the whole of the global environmental crisis. It only can happen, if, in the other hand of the modern colonial attitude, we establish relations of alterity and positive recognition. Recognizing the diversity of knowledges in the world (epistemological plurality) – through an “ecology of wisdoms” – the traditional societies and the nature. However, how do we establish relations of alterity and positive recognitions of the modern culture‟s Other – nature and traditional societies? On the adopted methodology, it can be done from an Environmental Education. Fundamentally, in this sense, since critical, integral and reflexive, far from the Ecologism.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectSociologia descolonialpor
dc.subjectTeoria críticapor
dc.subjectBiocolonialismopor
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectDecolonial sociologyeng
dc.subjectCritical theoryeng
dc.subjectBiocolonialismeng
dc.titleEducação ambiental: análise e crítica da erosão cultural e da biodiversidade no biocolonialismopor
dc.title.alternativeEnvironmental education: analysis and criticism of cultural erosion and biodiversity in the biocolonialismeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambientalpor
dc.description.resumoO presente trabalho investiga a relação da corrente negação do status de conhecimento aos conhecimentos tradicionais, em específico, dos conhecimentos tradicionais associados à biodiversidade, o paradigma moderno, a crise ambiental global antrópica e a Educação Ambiental integral, crítica e reflexiva. Essa investigação é feita a partir de uma revisão bibliográfica a partir da sociologia descolonial de Boaventura de Sousa Santos e da teoria crítica. A partir da metodologia adotada o sistema-mundo moderno-ocidental-capitalista – através do cientificismo – nega o status de conhecimento aos conhecimentos tradicionais, o que é meio parar subalternizar ou liquidar povos ligados a eles; bem como dicotomiza cultura e natureza, na qual a última fica no lugar da exterioridade/inferioridade. A negação da diversidade cultural e a dicotomia cultura/natureza na qual a última ocupa lugar de inferioridade é uma atitude inerente ao colonialismo; portanto, uma alteridade e reconhecimento negativo do outro é inerente ao colonialismo. A superação da erosão cultural e da biodiversidade – problemas pertencentes ao todo da crise ambiental global – só pode ocorrer então se, ao contrário da atitude colonial moderna, estabelecermos relações de alteridade e reconhecimento positivos, reconhecendo a diversidade de saberes do mundo (pluralidade epistemológica) – através de uma “ecologia de saberes” -, as sociedades tradicionais e a natureza. Mas como estabelecemos relações de alteridade e reconhecimento positivo do outro da cultura moderna – natureza e sociedades tradicionais? A partir da metodologia adotada isso pode ser feito a partir de uma Educação Ambiental é fundamental neste caminho desde que crítica, integral e reflexiva, longe do ecologismo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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  • Educação Ambiental [191]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental

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