Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOesterreich, Frankiele
dc.creatorDias, Cristiane Ida Trampusch Rodrigues
dc.date.accessioned2018-04-04T15:26:56Z
dc.date.available2018-04-04T15:26:56Z
dc.date.issued2014-12-18
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12870
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractThis research aimed to analyze as is the creation of a printed book of alternative material in a Municipal School of Early Childhood Education in the City of Três Passos/RS. Therefore, we sought theoretical foundation with authors like Brandão (2011), Eicher & Del Pino (2006), Freire (2011), Gomes (2005) and Silva (2013), among others who contributed to the construction of the research. With this discussion among the chosen authors, carried out a survey, in which they could hold a reading of reality through the environment and the actions that lead the discussion in school and in educational settings, which can develop critical awareness of the topic searched. The paper presents the following research question: "Print media: as in the construction of a children's book of printed matter?" To provide answers to the central question, this article was organized methodologically in the form of an action research (Tripp, 2005), it was reported as was the construction of a children's book printed from historical and bibliographical references on the subject until the very creation of the book done by the students and teacher. Obtaining as a result, a single material media, the book with the illustrated story and developed by the students themselves.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEscolapor
dc.subjectMeio ambientepor
dc.subjectMídia impressapor
dc.titleConstrução de um livro infantil: a mídia impressa em destaquepor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo analisar como acontece a criação de um livro impresso de material alternativo em uma Escola Municipal de Educação Infantil no Município de Três Passos/RS. Para tanto, buscou-se fundamentação teórica com autores como Brandão (2011), Eicher & Del Pino (2006), Freire (2011), Gomes (2005) e Silva (2013), dentre outros que contribuíram com a construção da pesquisa. Com essa discussão entre os autores escolhidos, realizou-se uma pesquisa, em que se pôde realizar uma leitura da realidade, através do meio ambiente e as ações que propiciam a discussão na escola e em ambientes educacionais, as quais podem desenvolver consciência crítica a respeito do tema pesquisado. O trabalho apresenta a seguinte questão de pesquisa: “Mídia impressa: como acontece a construção de um livro infantil de material impresso?” Para oferecer respostas à questão central, este artigo organizou-se metodologicamente no formato de uma pesquisa-ação (Tripp, 2005), em que foi relatado como foi a construção de um livro impresso infantil, desde referências históricas e bibliográficas a respeito do assunto até a própria criação do livro realizado pelos alunos e professora. Obtendo como resultado, uma mídia de material único, o livro com a história ilustrada e desenvolvida pelos próprios alunos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto