dc.contributor.advisor | Brittes, Letícia Ramalho | |
dc.creator | Simas, Priscila Teixeira | |
dc.date.accessioned | 2018-04-05T11:45:12Z | |
dc.date.available | 2018-04-05T11:45:12Z | |
dc.date.issued | 2014-11-29 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12876 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | The work entitled "Development of Democratic Management in a school State Schools in the city of Cacequi / RS." Aims to investigate and analyze how does the democratic management in a school state schools, analyzing a school in the municipality of Cacequi / RS. The realization of this research sought to identify the factors that influence the school democratic management and in fact it has taken place in public, so that the study of the guiding problem (How democratic management is currently implemented in a school state school system Average Cacequi / RS?) was answered and clarified. The main objective of this study is exactly understand as it is currently developed democratic management in the public school system, taking into account that the current educational scenario of democratic management seeks to develop a participatory management, which is believed to directly affect the quality of education. For this, a qualitative survey was conducted through case study based on direct contact between the researcher and the researched situation, with emphasis on studies of Ludke and Andrew (1986) on the subject. To achieve the proposed aims to initially check and discuss whether it is actually occurring the participation of those involved in the democratic process of the school, investigating and analyzing the view of educators, students and the management team. Therefore, it was necessary to reflect on the position of some scholars on the issue of democratic management in schools will be considered works of Azevedo (2013), Batos (2005), Cury (2002) and Paro (1997) on the management democratic. As well Lankshear (2008) for the research methodology. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Gestão educacional | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.subject | Educational management | eng |
dc.subject | School management | eng |
dc.title | O desenvolvimento da gestão democrática em uma escola da rede estadual do município de Cacequi/RS | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Cacequi, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | o trabalho intitulado "O desenvolvimento da Gestão Democrática em uma escola da Rede Estadual de Ensino do município de Cacequi/RS." visa investigar e analisar como ocorre a gestão democrática em uma escola da rede estadual de ensino, analisando uma escola localizada no município de Cacequi/RS. A realização dessa pesquisa buscou identificar os fatores que influenciam na gestão democrática escolar e se de fato a mesma vêm ocorrendo na rede pública, de modo que a problemática orientadora do estudo (Como a gestão democrática é implementada atualmente em uma escola da rede estadual de ensino médio de Cacequi/RS?) fosse respondida e esclarecida. O objetivo principal desse estudo consiste justamente em compreender como é desenvolvida atualmente a gestão democrática na rede pública de ensino, levando-se em consideração que o atual cenário educacional da gestão democrática procura desenvolver uma gestão participativa, o que se acredita afetar diretamente a qualidade do ensino. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, através do estudo de caso baseado no contato direto do pesquisador com a situação pesquisada, com ênfase nos estudos de Ludke e André (1986) sobre o assunto. Para alcançar o proposto, pretende-se inicialmente verificar e discutir se realmente está ocorrendo a participação dos envolvidos no processo democrático da escola, investigando e analisando a visão dos educadores, dos educandos e da equipe diretiva. Para tanto, foi necessário refletir sobre a posição de alguns estudiosos sobre a temática da gestão democrática no âmbito escolar, serão consideradas as obras de Azevedo (2013), Batos (2005), Cury (2002) e Paro (1997), sobre a gestão democrática. Como também Lankshear (2008) para a metodologia da pesquisa. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |