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dc.contributor.advisorPrestes, Liliane Madruga
dc.creatorBones, Cleia de Fatima da Fonseca
dc.date.accessioned2018-04-05T13:35:46Z
dc.date.available2018-04-05T13:35:46Z
dc.date.issued2014-11-28
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12879
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractThis research stems from a brief study on the processes of democratic management in early childhood education from listening to different actors in public schools in Three Steps , situated in the northwest region of the State of Rio Grande do Sul . The study was conducted during Educational Management Course offered by the Federal University of Santa Maria - Pole Three Steps . If formulated the Next Research Working Question: " What are the challenges faced by managers Hrsg Children of the City of Three Steps In Deployment A Democratic School Management . " . And the Goals are off What als Schlagworte Difficulties For the Effective Participation Of Segments of Preschool this city In Process A Democratic Management; And Analyze How Managers understand ein Democratic Management keine Scope of Early Childhood Education and What Pointed Challenges For Themselves From the tun Context Of Schools Surveyed ; By focusing on this theme , we start from the understanding that the constant so-cial , economic and political changes impacting the Brazilian educational process , particularly in the concepts and practices of school management . In this sense , the focus of the democratic school management is guided in effective participation of different actors that make up the school community and in the case of early childhood education also includes children as part of this collective . Therefore, it is necessary to promote children's listening , what constitutes a challenge and at the same time new possibilities , starting from the understanding of early childhood education as a collective space guided the demands and interests of children as subjects of rights.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectGestorpor
dc.titleGestão democrática na educação infantil: reflexões a partir da escuta de gestores de escolas públicas municipais de Três Passos - RSpor
dc.title.alternativeDemocratic management in early childhood education: reflections from listening to public schools municipal man-agers of Three Steps - RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA presente pesquisa resulta de um breve estudo realizado acerca dos processos de gestão democrática na educação infantil a partir da escuta de gestores de escolas públicas municipais de Três Passos, situado na região noroeste do Estado do Rio Grande Sul. O estudo foi realizado no decorrer do Curso de Gestão Educacional ofertado pela Universidade Federal de Santa Maria Pólo de Três Passos. Formulou-se a seguinte questão de trabalho de investigação: “Quais os desafios postos aos Gestores de Ed. Infantil do município de Três Passos na implantação de uma Gestão Escolar Democrática”. E os objetivos são identificar quais as principais dificuldades encontradas para a efetiva participação dos segmentos da escola de Educação Infantil deste município nos processos de uma gestão democrática; E analisar como os gestores compreendem a gestão democrática no âmbito da educação infantil e quais os desafios apontados pelos mesmos a partir do contexto das escolas pesquisadas; Ao enfocar tal temática, partimos do entendimento de que as constantes transformações sociais, econômicas e políticas repercutem nos processos educacionais brasileiros, em particular, nas concepções e práticas de gestão escolar. Neste sentido, o enfoque da gestão Escolar democrática pauta-se na participação efetiva dos diferentes atores que compõem a comunidade escolar e, no caso da Educação Infantil, inclui também as crianças enquanto parte deste coletivo. Para tanto, é preciso promover a escuta das crianças, o que se constitui num desafio e ao mesmo tempo em novas possibilidades, partindo do entendimento da educação infantil enquanto espaço coletivo pautado nas demandas e interesses das crianças enquanto sujeitos de direitos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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