As influências das teorias administrativas na gestão escolar
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Data
2014-12-01Autor
Silva, Patrícia de Oliveira
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O presente trabalho teve como tema de pesquisa as influências das teorias administrativas na administração escolar. O desenvolvimento da metodologia do trabalho se deu através de pesquisa bibliográfica como: artigos e textos, fazendo uso da ideia de vários autores, no que se diz respeito, à gestão escolar e no processo educacional, é cunho qualitativo. A pesquisa teve como objetivo geral investigar como as teorias administrativas influenciaram na pratica e na dinâmica escolar e no âmbito educacional. No desenvolvimento do texto é destacada a forma de construção e ação pedagógica nas escolas, sob o aspecto da gestão escolar. A pesquisa se direciona a dois segmentos de gestão escolar ao meio educacional: gestão escolar e gestão democrática. O texto foi construído de forma a tratar de aspetos subjacentes a gestão educacional, na perspectiva de compreender num contexto administrativo a gestão escolar considerando elementos importantes como a gestão democrática e as tendências a gestão escolar numa visão mais contemporânea. Ao verificar e analisar as teorias conclui-se que, a gestão escolar se constitui como um processo de transformação do âmbito escolar, vista como forma de renovação das tendências à educação. Nesse sentido, a Gestão educacional dá um novo rumo a Educação, desencadeando transformações, que implicaram em uma nova estrutura organizada, com alterações no sistema organizacional educacional.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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