Gestão democrática no ensino fundamental: o professor conselheiro como mediador entre o educando e os gestores escolares
Resumen
Poucos estudos possuem como temática de análise a participação do aluno na gestão da escolar. Entende-se que para uma legítima gestão escolar alcançar seus objetivos, todos os atores sociais envolvidos devem participar e se sentir representados. A partir dessa reflexão, este estudo pretende explorar a possibilidade de ter na figura do professor conselheiro um mediador entre alunos e os gestores da escola buscando, assim, desenvolver um método para dar voz aos educandos, contribuindo para uma efetiva gestão democrática. A presente pesquisa teve como objetivo geral verificar como o educador, através do seu papel de mediador, pode auxiliar o educando a potencializar sua participação na gestão escolar, a qual possui como referência principal a gestão democrática. Para tanto, investiga até onde é possível essa prática de mediação do educador e o quanto ela é eficaz ou não como forma de auxiliar os alunos a participarem da gestão escolar. Utiliza-se como método de abordagem a apreciação qualitativa através da pesquisa etnográfica. Para coletar os dados foram escolhidos a observação e o questionário. Para interpretá-los, a análise de discurso foi entendida como a melhor metodologia, pois, desvenda o posicionamento ideológico das palavras e dos sujeitos. O trabalho está dividido em dois momentos, o primeiro destaca o referencial teórico utilizado para desenvolver o estudo, no qual evidencia o papel da gestão democrática a partir do objetivo mencionado e salienta a possibilidade do professor ser mediador entre o educando e os gestores escolares na busca de uma efetiva gestão democrática. O segundo apresenta o diagnóstico e a análise os dados coletados comprovando a viabilidade ou não dessa intermediação do educador.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]
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