dc.contributor.advisor | Ribeiro, Eliziane Tainá Lunardi | |
dc.creator | Silva, Tatiana Cleide da | |
dc.date.accessioned | 2018-04-06T13:57:01Z | |
dc.date.available | 2018-04-06T13:57:01Z | |
dc.date.issued | 2014-11-29 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12886 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | Today we hear much talk on democratic management, but much more fundamental than the infantile level, with a focused look at Childhood Education present in this work the theme democratic management in Early Childhood Education - seeking the participation of all; investigating how professionals in this area of basic education involved in their schools, therefore, we sought to answer as through educational meetings, (re) construct spacetimes collective participation of all professionals in Early Childhood Education from the perspective of a democratic school management? Doing to solve the problem-a qualitative approach to data collection for the case study used a questionnaire which was given to forty-six persons, both a school for early childhood education in the municipal council Sapiranga being answered by thirty-four participants, the data were analyzed using content analysis. The research was based around the democratic management of the reflections Libâneo, Luck and Freire and about the Early Childhood Education with contributions from Moss, Kishimoto, Sayão, Dornelles and Bujes. After analysis, it was noticed that most of the teachers and aides have expressed their support for democratic management and the majority agrees with the participation of the entire school community of early childhood education in pedagogical meetings, being necessary for the exchange of ideas and skills of all. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Processo pedagógico | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.subject | Pedagogical process | eng |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.subject | Participation | eng |
dc.title | Gestão democrática na educação infantil: buscando a participação de todos | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapiranga, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Atualmente ouvimos muito falar em gestão democrática, porém muito mais a nível fundamental que infantil, tendo um olhar voltado à Educação Infantil apresento neste trabalho o tema gestão democrática na Educação Infantil - buscando a participação de todos; investigando como os profissionais dessa área da educação básica participam em suas escolas, para tanto, buscou-se responder, como através das reuniões pedagógicas, (re)construir espaços-tempos de participação coletiva de todos os profissionais da Educação Infantil, na perspectiva de uma gestão escolar democrática? Realizando para resolver a problematização uma pesquisa de abordagem qualitativa, que para a coleta de dados do estudo de caso apresentado utilizou um questionário, o qual foi entregue à quarenta e seis pessoas, ambas de uma escola de Educação Infantil da rede municipal no município de Sapiranga, sendo respondido por trinta e quatro participantes, os dados foram analisados através da análise de conteúdos. A pesquisa foi embasada a cerca de Gestão democrática nas reflexões de Libâneo, Luck e Freire e a respeito da Educação Infantil com as contribuições de Moss, Kishimoto, Sayão, Dornelles e Bujes. Após análise, percebeu-se que a maioria dos professores e auxiliares se mostram favoráveis a uma gestão democrática e a maioria concorda com a participação de toda a comunidade escolar da educação Infantil nas reuniões pedagógicas, sendo necessário para a troca de ideias e qualificação de todos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |