Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRibeiro, Eliziane Tainá Lunardi
dc.creatorSilva, Tatiana Cleide da
dc.date.accessioned2018-04-06T13:57:01Z
dc.date.available2018-04-06T13:57:01Z
dc.date.issued2014-11-29
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12886
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractToday we hear much talk on democratic management, but much more fundamental than the infantile level, with a focused look at Childhood Education present in this work the theme democratic management in Early Childhood Education - seeking the participation of all; investigating how professionals in this area of basic education involved in their schools, therefore, we sought to answer as through educational meetings, (re) construct spacetimes collective participation of all professionals in Early Childhood Education from the perspective of a democratic school management? Doing to solve the problem-a qualitative approach to data collection for the case study used a questionnaire which was given to forty-six persons, both a school for early childhood education in the municipal council Sapiranga being answered by thirty-four participants, the data were analyzed using content analysis. The research was based around the democratic management of the reflections Libâneo, Luck and Freire and about the Early Childhood Education with contributions from Moss, Kishimoto, Sayão, Dornelles and Bujes. After analysis, it was noticed that most of the teachers and aides have expressed their support for democratic management and the majority agrees with the participation of the entire school community of early childhood education in pedagogical meetings, being necessary for the exchange of ideas and skills of all.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectProcesso pedagógicopor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectPedagogical processeng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectParticipationeng
dc.titleGestão democrática na educação infantil: buscando a participação de todospor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapiranga, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoAtualmente ouvimos muito falar em gestão democrática, porém muito mais a nível fundamental que infantil, tendo um olhar voltado à Educação Infantil apresento neste trabalho o tema gestão democrática na Educação Infantil - buscando a participação de todos; investigando como os profissionais dessa área da educação básica participam em suas escolas, para tanto, buscou-se responder, como através das reuniões pedagógicas, (re)construir espaços-tempos de participação coletiva de todos os profissionais da Educação Infantil, na perspectiva de uma gestão escolar democrática? Realizando para resolver a problematização uma pesquisa de abordagem qualitativa, que para a coleta de dados do estudo de caso apresentado utilizou um questionário, o qual foi entregue à quarenta e seis pessoas, ambas de uma escola de Educação Infantil da rede municipal no município de Sapiranga, sendo respondido por trinta e quatro participantes, os dados foram analisados através da análise de conteúdos. A pesquisa foi embasada a cerca de Gestão democrática nas reflexões de Libâneo, Luck e Freire e a respeito da Educação Infantil com as contribuições de Moss, Kishimoto, Sayão, Dornelles e Bujes. Após análise, percebeu-se que a maioria dos professores e auxiliares se mostram favoráveis a uma gestão democrática e a maioria concorda com a participação de toda a comunidade escolar da educação Infantil nas reuniões pedagógicas, sendo necessário para a troca de ideias e qualificação de todos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto