Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLunardi, Elisiane Machado
dc.creatorSouto, Andréa dos Santos
dc.date.accessioned2018-04-09T12:01:35Z
dc.date.available2018-04-09T12:01:35Z
dc.date.issued2014-11-29
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12889
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractThis study aims to investigate the age / year in a public school located in the third district of Cacequi / RS. The methodology was qualitative and case study aimed limited promoting discussions and survey strategies to lessen the rates of age / year in school investigated. Authors such as Heloísa Lück (1996/2011), Vieira (2007), Torga (2007), Gold (2003) underlay this work and its publications become justified the development of ideas, confirmation of facts, which through the questionnaire distributed to management team and teachers, and the readings that the gap is given by the lack of encouragement from parents to their children to study, lack of student interest for neurological problems and the discouragement of some teachers believe that it is always time to alphabetize and that each has their ability to learn. So after all these findings it is believed that the program "Se Liga" is one of the public policies implemented in the school in locus was one of the ways found to ease the situation in question and ahead much study, and preparing for the next year the program "Accelerate".eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectDefasagem aluno/anopor
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectDiscrepancy student/yeareng
dc.titleDefasagem idade/ano: possibilidades de intervenção do gestor escolar na correção de fluxopor
dc.title.alternativeDiscrepancy age/year: opportunities school manager's intervention in flow correctioneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cacequi, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho visa investigar a defasagem idade/ano em uma escola estadual localizada no terceiro distrito de Cacequi/RS. A metodologia usada foi qualitativa com estudo de caso, cujo objetivo circunscreve a promoção de discussões e levantamento de estratégias que minimizem os índices de defasagem idade/ano na escola investigada. Autores como Heloísa Lück (1996/2011), Vieira (2007), Torga (2007), Dourado (2003) embasaram este trabalho e com suas publicações tornaram justificável o desenvolvimento das ideias, a confirmação dos fatos, os quais através do questionário distribuído à equipe diretiva e aos professores, e leituras feitas que a defasagem se dá pela falta de incentivo dos pais para que seus filhos estudem, pela falta de interesse dos alunos, por problemas neurológicos e pelo desestímulo de alguns professores em acreditar que sempre é tempo de alfabetizar, e que cada um tem sua capacidade de aprender. Portanto, após todas estas constatações acredita-se que o Programa “Se Liga” é uma das políticas pública que implantada na escola in lócus foi uma das maneiras encontradas para amenizar a situação em questão, tendo pela frente muito estudo, e preparando para o próximo ano o Programa “Acelera”.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto