Estratégias da gestão escolar para potencializar a participação da família na escola: um estudo de caso em Santo Augusto - RS
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Data
2014-11-29Autor
Braga, Paola Cavalheiro Ponciano
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A pesquisa apresenta reflexões sobre como a gestão organiza o espaço educativo para promover o incentivo à participação da família e da comunidade na escola. Realizada com o objetivo de estudar a relação e a articulação família/escola através de dois projetos de ensino desenvolvidos pela secretaria municipal de educação do município de Santo Augusto, localizado na região noroeste do Rio Grande do Sul, o estudo tem como referência a contribuição familiar nos projetos. A pesquisa é um estudo de caso com caráter qualitativo e a coleta de dados se deu através de questionários com perguntas abertas. O estudo contribuiu para o entendimento de que a família e a comunidade participam de forma passiva e como espectadoras das atividades. É possível perceber que as famílias envolvidas nos programas participam com eventuais interferências na projeção e realização dos mesmos. Diante deste resultado chega-se ao entendimento de que se faz necessário a efetivação de uma participação mais ativa da comunidade seja na elaboração dos projetos como também na execução das atividades. O convite à participação deve vir da escola através de uma gestão democrática, que incentive a participação das famílias, já que estas muitas vezes não têm o entendimento da importância de sua participação na vida produtiva do espaço escolar. Para além desses projetos de programas desenvolvidos na escola, a participação da família na dinâmica da escola pode contribuir na criação de outros projetos que visem uma forma mais intensa de participação familiar e comunitária.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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