A memória institucional da Escola de Engenharia da UFRGS: uma proposta de preservação digital
Resumen
Este estudo teve como principal objetivo investigar estratégias de preservação para os documentos digitais da Memória Institucional da Escola de Engenharia da UFRGS, que não estão disponíveis no repositório digital da Universidade. A Memória Institucional é constituída pela produção intelectual dos docentes e técnicos administrativos vinculados à Unidade acadêmica. A utilização de estratégias de preservação digital é importante para garantir a integridade, a autenticidade e o acesso a esses documentos por longo prazo. Foi apresentada uma breve descrição e histórico da Biblioteca da Escola de Engenharia e da UFRGS. No referencial teórico, foram abordados tópicos sobre memória institucional, repositórios digitais, formatos de arquivos, suportes de armazenamento, preservação digital e as estratégias de preservação mais citadas na literatura especializada. A pesquisa foi exploratória, com abordagem qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram pesquisa bibliográfica e entrevista semiestruturada. Foram entrevistados a Bibliotecária responsável pelo Núcleo de Informática da Biblioteca da Escola de Engenharia e um Profissional da área de Informática que possui publicações sobre o tema. Os resultados demonstram que a Biblioteca utiliza algumas estratégias, porém é necessário que as mesmas sejam documentadas por meio de uma política de preservação digital e pela elaboração de manual de rotinas. O estudo propõe a avaliação dos suportes e sua migração periódica (refrescamento) como estratégia basilar para a preservação dos documentos em formato digital, uma vez que os mesmos estão armazenados em suportes físicos.
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- Gestão em Arquivos - EaD [245]
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