Gestão democrática: a efetivação no cotidiano de uma escola estadual do município de Chapada (RS)
Resumen
Este estudo objetivou analisar a participação da comunidade escolar (direção, pais, alunos, professores e funcionários) no processo de Gestão Democrática de uma escola estadual do município de Chapada (RS). Foi realizada uma pesquisa qualitativa baseada em um estudo de caso, sendo que participaram desta pesquisa os seguintes colaboradores: diretora, professores, pais, alunos e funcionários. Após a coleta dos dados foi adotado como método de interpretação das informações a analise do conteúdo e as informações foram sistematizadas por categorias. Além do uso do questionário, foi também realizada a análise documental do Projeto Político Pedagógico para buscar informações sobre a efetivação da Gestão Democrática no cotidiano da escola. Os resultados demonstram que os colaboradores possuem conhecimento do que seja uma Gestão Democrática; que o gestor não é somente o diretor, mas sim todos aqueles envolvidos na comunidade escolar; que as ações que concretizam a Gestão Democrática são aquelas que efetivam a participação de todos, como a eleição para diretor, o projeto pedagógico, a participação em reuniões e órgãos colegiados. Conclui-se que a Gestão Democrática está sendo efetivada no âmbito da Escola, através da participação da comunidade escolar na tomada de decisões em busca de uma educação de maior qualidade.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [1003]