A ludicidade no desenvolvimento na criança na educação infantil: o olhar dos gestores escolares
Fecha
2014-11-28Autor
Machado, Cristielle da Silva Paim
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Este trabalho é um estudo acerca da visão dos gestores escolares sobre a
concepção do lúdico no desenvolvimento da criança na Educação Infantil. O objetivo
geral da pesquisa foi conhecer as concepções dos gestores de uma escola privada
do município de Santa Maria/RS em relação a ludicidade no desenvolvimento das
crianças na Educação Infantil. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa,
caracterizada como um estudo de caso. Utilizou-se um questionário respondido por
três gestores escolares. Os participantes da pesquisa apontaram que a ludicidade
vai além do brincar e, por isso, deve permear as práticas pedagógicas na Educação
Infantil. Defenderam, também, que partindo de atividades lúdicas a criança saberá
interpretar e realizar as distintas atividades propostas no ambiente escolar, com
ênfase no seu desenvolvimento integral. Os investigados destacaram que aos
gestores cabe compreender e orientar o corpo docente, a fim de possibilitar a
melhoria da qualidade de ensino da instituição pesquisada, ressaltando que a
ludicidade deve ser o eixo de educação prazerosa e acolhedora para seus alunos.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: