dc.contributor.advisor | Fontana, Hugo Antonio | |
dc.creator | Segatto, Lisane Schafer | |
dc.date.accessioned | 2018-04-10T11:50:42Z | |
dc.date.available | 2018-04-10T11:50:42Z | |
dc.date.issued | 2014-11-28 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12906 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | This paper aims, in view of the profound changes in society, analyze the collective action of the school community as institutional strengthening factor and promoting citizenship. In this sense, it becomes increasingly important to understand not only the (PPP) Political Pedagogical Project, but also other aspects that make up the construction process of participation and implementation of democratic management, especially with regard to participation effective family. Thus, this research seeks to know the reality of a state public school in the municipality of Sobradinho / RS, as regards the participation of families in the actions envisaged in the PPP, and aimed at institutional strengthening and promoting citizenship. Theoretical about administration, school management and Political Pedagogical Project concepts will be discussed, as well as their applications in everyday research institution. For this purpose, a qualitative approach with technical procedures for case study, through the application of questionnaires to managers and board members will be held. From this structure it was possible to verify that the family membership to the actions of Political Pedagogical Project are still incipient, needing to overcome historical realization of democratic participative management paradigms. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão | por |
dc.subject | Família | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | PPP (Projeto político-pedagógico) | por |
dc.subject | Management | eng |
dc.subject | Family | eng |
dc.subject | School | eng |
dc.subject | Political and pedagogical project | eng |
dc.title | Participação da família na escola como fator de fortalecimento institucional e promoção da cidadania - um estudo de caso | por |
dc.title.alternative | Family involvement in school as a factor of institutional strengthening and promotion of citizenship - a case study | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sobradinho, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho visa, tendo em vista as profundas transformações da sociedade, a analisar a ação coletiva da comunidade escolar como fator de fortalecimento institucional e promoção da cidadania. Nesse sentido, torna-se cada vez mais importante entender não apenas o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, mas também os demais aspectos que compõem a construção de processos de participação e implementação de uma gestão democrática, especialmente no que diz respeito à participação efetiva da família. Assim, esta pesquisa busca conhecer a realidade de uma escola da rede pública estadual do município de Sobradinho/RS, no que se refere à participação das famílias nas ações previstas no PPP, visando o fortalecimento institucional e promoção da cidadania. Serão abordadas concepções teóricas acerca de administração, gestão escolar e Projeto Político Pedagógico, bem como suas aplicações no cotidiano da instituição pesquisada. Para esse propósito, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa com procedimentos técnicos de estudo de caso, através da aplicação de questionários aos gestores e membros dos conselhos. A partir desta estrutura foi possível verificar que a adesão da família às ações do Projeto Político Pedagógico ainda são incipientes, carecendo superar paradigmas históricos para efetivação da gestão participativa democrática. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |