Avaliação escolar em matemática nos anos finais do ensino fundamental
View/ Open
Date
2012-07-31Author
Silva, Cristhiane Ferreira Almeida da
Metadata
Show full item recordAbstract
Este trabalho tem por objetivo analisar como os professores de matemática dos anos
finais do Ensino Fundamental avaliam o desempenho escolar de seus alunos. Pretendemos
trabalhar informações obtidas em pesquisas bibliográficas e/ou subsidiadas por professores
(as) em atividades escolares possibilitando uma reflexão sobre as formas de avaliação e
dificuldades inerentes que se apresentam nas séries dos anos finais do Ensino Fundamental.
Através de uma entrevista feita com 13 professores de matemática, das redes pública e
particular, procuramos saber de que forma os professores têm avaliado seus alunos. É uma
pesquisa qualitativa, visto que se trata de um levantamento de dados através de um
questionário, onde o indivíduo e sua interação com o ambiente são o centro da investigação.
Inicialmente trazemos uma síntese da bibliografia utilizada como base para o
desenvolvimento deste trabalho. Posteriormente é dedicado à análise dos dados coletados
através dos questionários semi-estruturados. O questionário é composto de questões fechadas,
onde o entrevistado marca a alternativa que condiz com a forma de avaliação utilizada por ele,
e questões mistas, onde o professor pode fazer considerações sobre as questões respondidas.
Em seguida, é composto de uma comparação entre o que é abordado nos Parâmetros
Curriculares Nacionais, na Lei de Diretrizes e Bases e nas concepções educativas atuais com a
realidade da avaliação escolar em sala de aula, segundo os questionários aplicados aos
professores. Por fim, apresenta as conclusões finais da referida pesquisa.
Collections
- Educação Matemática [27]
The following license files are associated with this item: