Formação dos professores: primeiro passo para a inclusão
Resumo
O presente trabalho busca fazer uma reflexão sobre a dificuldade dos professores
das escolas públicas em atender de maneira eficiente o aluno com necessidades
educacionais especiais. O trabalho é fundamentado na LDBEN 9394/96 que garante
o direito do aluno com necessidades educacionais especiais a freqüentar a escola
regular e tem como tema: “A NECESSIDADE DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR
DO ENSINO BÁSICO PARA ATENDIMENTO AO ALUNO COM NECESSIDADES
EDUCACIONAIS ESPECIAIS. Baseado em estudos de autores que centralizam o
papel do professor, como possibilitador ou não desta inclusão, o trabalho tem como
objetivo investigar a importância da formação dos professores a fim de atender de
forma justa e qualificada os alunos com necessidades educacionais especiais A
partir de entrevistas semi-estruturadas feitas com quatro professores da cidade de
Governador Valadares – MG que atuam junto a alunos com necessidades
educacionais especiais pode-se constatar a insegurança, a falta de informação, o
medo e o anseio dos professores em relação a inclusão, o que vem reafirmar a
grande necessidade de um preparo desses professores, através de cursos de
formação.