Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMarin, Marilu Favarin
dc.creatorNery, Loiraci de Jesus Campos
dc.date.accessioned2018-04-16T13:42:02Z
dc.date.available2018-04-16T13:42:02Z
dc.date.issued2005-03-21
dc.date.submitted2005
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12978
dc.descriptionMonografia (especializacao) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação, RS, 2005.por
dc.description.abstractThis project researches how the community of “Dinarte Ribeiro Institute of Education of the State” deals with school Evasion in the evening “high school” classes. The subject has been chosen because of our worries faced with the reality that we see at school, that’s why we got deep in our studies about it , we gave a special focus into school evasion, an aspect that persists every year, showing facts that indicate the students leave school most of the time before they have finished” medium teaching”. Our goal doing this project was trying to identify the reasons for the school evasion, why the students leave school, the reasons for this abandon as well as the consequences that it brings to their personal lives and their life in society. Thus, we decided to do a research in a broach qualitative method, starting from the lifestyle observations, besides the situations that provoke school evasion. When we analyzed the facts we tried to emphasizes the main aspects that made the students left school, relating them with the social context, economic and politic of the country.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEvasãopor
dc.subjectEducandopor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectEvasioneng
dc.subjectStudenteng
dc.subjectSchooleng
dc.titleEvasão escolar no ensino médio noturno - uma questão a ser repensadapor
dc.title.alternativeSchool escape in the teaching medium noturne, a subject to be rethoughteng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho investiga como a comunidade escolar do Instituto Estadual de Educação Dinarte Ribeiro compreende o fenômeno da Evasão Escolar no Ensino Médio noturno. O tema escolhido deve-se a nossa preocupação diante da realidade vivenciada na escola, por isso optamos em aprofundar os nossos estudos especialmente em torno do tema sobre a evasão escolar, um aspecto que persiste ano após ano, apresentando dados que indicam que o educando abandona a escola muitas vezes antes de ter concluído o ensino médio. O nosso objetivo ao realizar este trabalho foi o de buscar identificar os motivos que levam o educando ao abandono escolar, bem como as conseqüências que isso traz para sua vida pessoal e o convívio na sociedade. Assim, optamos por realizar uma pesquisa dentro de uma abordagem metodológica qualitativa, partindo das observações diretas e cotidianas, além das situações que provocam a evasão escolar. Dessa forma, ao analisarmos os dados procuramos ressaltar os aspectos relevantes em que ocorreu o afastamento desses educandos da escola, relacionando-os com o contexto social, econômico e político do país.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação [46]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto