Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação

Submissões recentes

  • A escola como espaço inclusivo: um desafio para os educadores 

    Evangelho, Cleusa Regina Becker (2005-03-17)
    O presente trabalho visa conhecer a opinião de seis professoras em uma escola do Município de São Sepé - RS sobre o impacto que a inclusão tem provocado no ambiente escolar, entre os educadores, na aceitação dos alunos com ...
  • A inclusão do aluno com Síndrome de Down: análise do cotidiano de uma escola da zona rural do municipio de Cacapava do Sul 

    Pereira, Andréa Amestoy (2005-05-20)
    O objetivo deste estudo foi analisar a inclusão escolar de uma aluna com Síndrome de Down em uma escola da zona rural no município de Caçapava do SUL. A pesquisa aborda aspectos históricos, anatômicos e educacionais, da ...
  • Reflexão na prática pedagógica: novas perspectivas de aprendizagem docente 

    Poglia, Patrícia Dalmaso (2005-03-16)
    A investigação objetiva apresentar algumas considerações sobre a profissionalidade do professor, sua formação e como sua prática pedagógica decorre em conseqüência dessa formação. A proposta do professor reflexivo é ...
  • Avaliação da aprendizagem 

    Oliveira, Tanise Ferreira de (2005-03-29)
    A presente Monografia visa buscar no embasamento teórico e na prática de profissionais em educação, informações experenciadas no cotidiano, sobre a questão da avaliação visto que a mesma tem um papel fundamental para o ...
  • Evasão escolar no ensino médio noturno - uma questão a ser repensada 

    Nery, Loiraci de Jesus Campos (2005-03-21)
    Este trabalho investiga como a comunidade escolar do Instituto Estadual de Educação Dinarte Ribeiro compreende o fenômeno da Evasão Escolar no Ensino Médio noturno. O tema escolhido deve-se a nossa preocupação diante da ...
  • Educação ambiental: desenvolvendo o senso crítico e a cidadania 

    Luiz, Andréia Aparecida Santos (2005-03-14)
    O presente trabalho destaca a necessidade da Educação Ambiental nas escolas, enfatizando a importância de uma educação séria, que busca formar indivíduos, que compreendam a realidade e tenham capacidade para criticá-la, ...
  • A estimulação psicomotora e a aprendizagem nas séries iniciais 

    Lorenzen Junior, Walter (2004-12-20)
    Ao realizarmos este trabalho buscamos informações sobre a prática da estimulação psicomotora, através das aulas de Educação Física em escolas da rede pública do município de Caçapava do Sul, RS, Brasil. Estas atividades ...
  • Avaliação numa perspectiva de qualidade 

    Jacobsen, Marinês Sena dos Santos (2005-03-22)
    Este trabalho apresenta uma exposição a respeito da avaliação numa perspectiva de qualidade, tema que tem gerado controvérsias e divide os profissionais em educação sobre qual o melhor método de avaliar. Assim, temos a ...
  • A informática e a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais 

    Gass, Márcia Cristina Lôndero (2005-03-17)
    Atualmente, todos nós, seres humanos, somos atingidos pelas invenções tecnológicas, que, nos bombardeiam com novas modalidades de conhecer, perceber, memorizar e comunicar com o mundo. Nossas relações sociais, nossas formas ...
  • A auto-estima na formação do professor e do psicopedagogo 

    Chagas, Fátima de Lourdes Fonseca (2005-05-24)
    Esta pesquisa participante visa a apresentar um referencial teórico que salienta a importância do desenvolvimento pessoal, com a finalidade de elevar a auto-estima dos professores a fim de refletirem sobre o seu papel ...
  • Ética e cidadania construindo valores na educação 

    Chaves, Léa Conceição Fernandes (2005-03-29)
    Esta pesquisa visa apresentar um referencial teórico que salienta a importância do desenvolvimento pessoal, o compromisso com a construção da cidadania, uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade social ...
  • Novos desafios a uma sociedade inclusiva 

    Dreier, Lêda Lígia Pereira (2005-06-14)
    Este é um trabalho qualitativo motivado por estudo bibliográfico sobre “Inclusão Escolar” de alunos com Necessidades Educacionais Especiais no Ensino Regular. No referencial teórico, destacou-se a evolução da ...
  • A humanização da infância: uma contribuição da literatura infantil 

    Donatto, Miriam Edite Canfield (2005-03)
    Este trabalho é uma pesquisa bibliográfica que tem como tema norteador a humanização da infância através da literatura infantil, onde obras nos campos da História, Literatura, Psicologia e Psicopedagogia foram estudadas. ...
  • Acessibilidade de alunos com necessidades educacionais especiais em escola de ensino regular 

    Dias, Nara Teresinha Pazinato (2005-03-23)
    Esta pesquisa estudou uma realidade escolar na intenção de investigar o processo de acessibilidade, visto que há no contexto diferenças individuais, diversidades culturais, sociais e individuais, com o objetivo de tornar ...
  • Dificuldades e transtornos no desenvolvimento da leitura e escrita 

    Dias, Mariselda Leão (2005-03-18)
    O presente trabalho traz reflexões sobre as causas das dificuldades e transtornos no desenvolvimento da leitura e escrita, quais os fatores desses transtornos, e, quais as possibilidades e soluções para esses problemas. ...
  • Influência do gestor no processo ensino aprendizagem 

    Dias, Marcia Rejane Miolo (2005-03-18)
    O acesso ao conhecimento científico, técnico, administrativo é fundamental ao desenvolvimento, só que a nenhum mercado é viável a distribuição democrática de seus produtos (incluindo a mercadoria educação), sob pena de ...
  • A construção do conhecimento lógico-matemático na educação infantil: reflexões sobre a prática em sala de aula 

    Dutra, Catia Cilene Moraes (2005-05-22)
    A presente pesquisa teve como eixo temático a construção do conhecimento lógicomatemático, envolvendo mais precisamente indagações referentes a Educação Infantil, considerando a formação de conceitos e o aspecto lúdico. ...
  • Ressignificando as inteligências multiplas na educação 

    Andrade, Rosemarí Oliveira de (2005-03-15)
    A presente pesquisa bibliográfica busca estudar a teoria das inteligências múltiplas e sua aplicabilidade na educação, comprovando que o seu conhecimento pode trazer significativas mudanças para nós educadores, educandos, ...
  • As inteligências múltiplas na psicopedagogia 

    Pereira, Elisângela de Oliveira (2005-03-15)
    O homem é um ser social, racional e emocional, inacabado, criativo que constrói e reconstrói em mediação com o contexto sócio-cultural no qual esta inserida. Diante disso nos questionamos: como os psicopedagogos podem ...
  • Evasão no curso normal 

    Pereira, Iolanda Regina Dias (2005-08-16)
    A evasão dos alunos, vivenciada no Curso Normal de Nível Médio, no período de 1999 a 2004, motivou a presente pesquisa. O contexto educacional brasileiro tem demonstrado, segundo as estatísticas, uma queda na qualidade ...

Ver mais