A nova LDB e as mudanças na prática escolar
Abstract
Este trabalho tem como objetivo geral, investigar a compreensão dos educadores
das escolas do município de Constantina, acerca da importância da Lei de Diretrizes
e Bases da Educação Nacional Lei nº. 9.394/1996 e, analisar a escola pública na
perspectiva dessa lei. O trabalho se divide em seis capítulos, sendo que os cinco
primeiros apresentam alguns tópicos referentes aos artigos considerados de maior
relevância, num referencial teórico com idéias de diversos autores. O VI capítulo é
reservado à pesquisa de campo, a qual acontecerá por meio de entrevistas, visando
coletar dados que informem a visão dos educadores sobre as verdadeiras intenções,
limites e contradições da educação brasileira a partir da criação da LDB. Surge
então, a oportunidade de refletir sobre os avanços e as lacunas deixados pela lei
que regulamenta as instituições escolares e o Sistema Educacional de modo geral.
Percebe-se a necessidade de estudos e discussões acerca dos interesses envoltos,
da participação coletiva na construção e reconstrução da LDB, da autonomia escolar
advinda com a lei, das interferências reais no preparo do educando para as
exigências da sociedade e para a formação da cidadania.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
The following license files are associated with this item: