O papel do professor como gestor da sua prática pedagógica na escola
Visualizar/ Abrir
Data
2006-08-24Autor
Neuenfeldt, Manuelli Cerolini
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esse trabalho trata da importância do papel do professor gestor no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, assim como a melhoria da qualidade de ensino através de práticas pedagógicas que considerem a participação e envolvimento em todo o contexto do cotidiano escolar. Para tanto, o estudo se deu através de uma abordagem sócio-cultural, através de uma pesquisa qualitativa, com professoras de uma escola particular do município de Santa Maria, RS. Os achados que permitiram a análise deste estudo foram conseguidos através de entrevistas semi-estruturadas e abertas, conversas informais com os sujeitos em questão e observações do cotidiano da escola e das salas de aula dessas professoras. Como alguns pontos importantes que surgiram na análise dos dados, as professoras destacaram a concepção que têm sobre gestão democrática e a necessidade de que seja vivenciada na escola como um caminho que permita atitudes e práticas pedagógicas de qualidade. Além disso, as entrevistadas não assumem em seus discursos um fazer pedagógico gestor, mas em suas práticas observamos atitudes frente aos alunos e o restante da comunidade escolar que fazem com que essas professoras sejam gestoras em suas práticas pedagógicas, o que poderá contribuir de maneira positiva para a qualidade do ensino.
Coleções
- Gestão Educacional [294]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: