Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAlbuquerque, Isabella Martins de
dc.creatorNeuenfeldt, Manuelli Cerolini
dc.date.accessioned2018-04-16T15:36:42Z
dc.date.available2018-04-16T15:36:42Z
dc.date.issued2006-08-24
dc.date.submitted2006
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12982
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2006.por
dc.description.abstractThis work deals with the vital concerment of the role of the managerial teacher in the teaching-learning proceeding of the students, as well the improvement of the degree of excellence of teaching through pedagogic practices that takes into consideration the envolvement and participation in the whole school ordinary context. Therefore, the research took place broaching a social and cultural point of view, engaged in a qualitative research, with the teachers from a private school of the municipality of Santa Maria, RS. The findings that allowed the analysis of this research were accomplished due to open and semi-structural interviews, informal talks the subjects researched, studying the ordinary day of the school and as well the classroom of the teachers. As important things merged from the analysis of the data, the teachers brought into prominence the concept that they had on the democratic management and the necessity that it really happened at school as a way that allowed attitude and high-quality pedagogic practices. Besides, the interviews did not show in their context any performance of pedagogic management practices, but in their practices we observed that they assumed an attitude with regard to the students and the remainders of the school community that do as if these teachers acted as managers of their own pedagogic practices, that would go a long way to improve their quality of teaching.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestãopor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.subjectManagementeng
dc.subjectPractical pedagogicaleng
dc.subjectTeach-learningeng
dc.titleO papel do professor como gestor da sua prática pedagógica na escolapor
dc.title.alternativeThe role of the teacher as the manager of his own pedagogic practice at schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEsse trabalho trata da importância do papel do professor gestor no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, assim como a melhoria da qualidade de ensino através de práticas pedagógicas que considerem a participação e envolvimento em todo o contexto do cotidiano escolar. Para tanto, o estudo se deu através de uma abordagem sócio-cultural, através de uma pesquisa qualitativa, com professoras de uma escola particular do município de Santa Maria, RS. Os achados que permitiram a análise deste estudo foram conseguidos através de entrevistas semi-estruturadas e abertas, conversas informais com os sujeitos em questão e observações do cotidiano da escola e das salas de aula dessas professoras. Como alguns pontos importantes que surgiram na análise dos dados, as professoras destacaram a concepção que têm sobre gestão democrática e a necessidade de que seja vivenciada na escola como um caminho que permita atitudes e práticas pedagógicas de qualidade. Além disso, as entrevistadas não assumem em seus discursos um fazer pedagógico gestor, mas em suas práticas observamos atitudes frente aos alunos e o restante da comunidade escolar que fazem com que essas professoras sejam gestoras em suas práticas pedagógicas, o que poderá contribuir de maneira positiva para a qualidade do ensino.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto