dc.contributor.advisor | Marin, Marilu Favarin | |
dc.creator | Nogueira, Vanessa dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2018-04-17T11:39:21Z | |
dc.date.available | 2018-04-17T11:39:21Z | |
dc.date.issued | 2009-12-19 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12983 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | La presente investigación procura analizar las formaciones ideológicas en que
se insertan los gestores de una escuela publica de educación primaria, ubicada en el
centro de la ciudad de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brazil, cómo ellos se
identifican, contra-indentifican y desistifican cuando expresanse a través del
discurso. Considerandose tambien que tales dicursos son productos/productores de
las circunstancias históricas y sociales, en sendo encharcados de ideologia y
atravesados pelo inconsciente. Desarollamos el trabajo en la perspectiva de la
metodologia cualitativa, componendose en un estudio de caso. Se utilizó la busca
bibliografica y documental, a analisis de los datos fui guiada por los dispositivos da
Analisis de Discurso (AD) de la escuela francesa, dundamentada en Pêcheux y
Orlandi. La constituición del corpus se realizó pelo recorte de las charlas producidas
pelos maestros sujetos de la investigación, en la avaliación institucional de la
escuela. | spa |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão educacional | por |
dc.subject | Práticas pedagógicas | por |
dc.subject | Análise de discurso | por |
dc.subject | Gestión de la educación | spa |
dc.subject | Las prácticas educativas | spa |
dc.subject | Análisis del discurso | spa |
dc.title | Gestão educacional: discurso e produção de sentidos | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São João do Polêsine, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa busca analisar as formações ideológicas em que se
inscreve os sujeitos gestores de uma escola pública estadual de ensino básico,
localizada na região central de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, como eles se
identificam, “contraidentificam” e “desidentificam” quando expressa-se através da
linguagem. Considerando-se ainda, que tais discursos são produtos/produtores de
circunstâncias históricas e sociais, sendo encharcados de ideologia e atravessados
pelo inconsciente. Desenvolvemos o trabalho na perspectiva da metodologia
qualitativa, constituindo-se em um estudo de caso. Utilizou-se a pesquisa
bibliográfica e documental, a análise dos dados foi guiada por dispositivos da
Análise de Discurso (AD) da escola francesa fundamentada em Pêcheux e Orlandi.
A constituição do corpus foi realizada pelo recorte das falas produzidas pelos
professores, sujeitos da pesquisa, na avaliação institucional da escola. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |