O gestor educacional e a democratização no processo de ensino: algumas indagações
Abstract
O estudo O Gestor Educacional e a Democratização no processo de Ensino: algumas
indagações propõe uma reflexão sobre as práticas de gestão democrática na escola. Realiza
também uma abordagem histórica da educação brasileira desde os tempos coloniais, época em
que a escola torna-se autoritária e excludente. Juntamente com as mudanças sociais, a escola
se transforma, tornando-se mais exigente e complexa, exigindo mais parceria e
responsabilidade em sua gestão. A gestão democrática é indispensável neste processo de
mudança. Na gestão democrática, a capacidade de pensar e trabalhar em equipe se evidencia e
rompe c o m a subordinação política e submissão ideológica. O gestor possibilita o
desenvolvimento democrático na escola, permitindo o exercício da participação no interior da
prática administrativa e pedagógica. A construção do conhecimento acontece num ambiente
democrático, com a superação das diferenças de forma a não abafar nem constranger o
desenvolvimento do que é individual e do que é coletivo, rompendo com uma tendência
burocrática e autoritária. A construção da cidadania dá-se no ambiente escolar, esclarecendo
que ser cidadão é exercer plenamente, na sociedade, os direitos e deveres baseados no
exercício da democracia.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
The following license files are associated with this item: