Conselho escolar: instrumento para melhoria da qualidade da educação escolar - uma experiência em Fortaleza
Abstract
A constituição do Conselho Escolar em todas as escolas públicas é condição
exigida para que a escola receba recursos financeiros, uma vez que o Conselho
tem a prerrogativa de gerir, deliberar sobre as prioridades e aplicar tais recursos,
o que garante sua existência. Contudo, isso é insuficiente para cumprir os
preceitos legais. Há, portanto, que se assegurar o exercício pleno de suas outras
funções: consultiva, deliberativa, normativa e avaliativa. Pretende-se com este
trabalho relatar a experiência desenvolvida pela autora com os Conselhos
Escolares circunscritos à Secretaria Executiva Regional I da Prefeitura Municipal de
Fortaleza, de modo a partilhar métodos, mecanismos e instrumentos que podem
contribuir para o funcionamento adequado de Conselhos Escolares, para o
cumprimento eficiente e eficaz de suas finalidades. Dadas as características do
trabalho fez-se a opção pela abordagem qualitativa e utilizou-se a observação direta e
o questionário como as técnicas mais adequadas à coleta de dados. Na avaliação da
experiência são apontados avanços e identificadas dificuldades as quais podem ser
superadas. Conclui-se que o Conselho Escolar é um instrumento imprescindível para
propiciar a participação consciente de todos os segmentos que compõem a escola,
ampliando e intensificando as relações internas e externas, promover a
democratização da gestão escolar bem como a melhoria da qualidade dos serviços
prestados pela escola e facilitar a participação de professores, funcionários, alunos e
seus pais no cotidiano da escola.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
The following license files are associated with this item: