dc.contributor.advisor | Perez, Susana Graciela Perez Barrera | |
dc.creator | Nascimento, Pietra de Mello do | |
dc.date.accessioned | 2018-04-17T14:22:55Z | |
dc.date.available | 2018-04-17T14:22:55Z | |
dc.date.issued | 2008-10-25 | |
dc.date.submitted | 2008 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12992 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Altas Habilidades/Superdotação, RS, 2008. | por |
dc.description.abstract | The aim of this study is to investigate the perceptions of an adult individual with indicators of High Abilities/Giftedness (HA/SE) through a study of case, focusing the meanings attributed to the HA/SE, from their familiar and school relations. The data were got through the answers of a questionnaire and the subject was analyzed from the three categories: the perception of him about the HA/SE, the perception concerning to the school and the perception about the family. The theoretical basis of this research approaches questions concerning to the myths linked to the Giftedness, the absence of identifications and the attendance to the Highly Gifted pupils at school, the importance of the educators in this attendance, the idea of some programs of enrichment for pupils with indicators of HA/SE and the importance of the family in the life of these pupils. From the analysis of the data, it was possible to notice that grandpa Juca, subject of this research, he had a distorted view concerning to the HA/SE; that the lack of identification of some of his indicators and of a differenced attendance made him to face some difficulties at school and that his family had great importance in his life. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Altas habilidades/superdotação | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Família | por |
dc.subject | High abilities/giftedness | eng |
dc.subject | School | eng |
dc.subject | Family | eng |
dc.title | “Eu sou vô Juca, um ser inconstante como o brilho das estrelas” – o estudo de um superdotado | por |
dc.title.alternative | I am grandpa Juca, an inconstant creature like the shine of the stars - the study of a gifted person | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Altas Habilidades/Superdotação | por |
dc.description.resumo | Este estudo objetiva investigar as percepções de um indivíduo adulto com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), através de um estudo de caso, focalizando os significados atribuídos às AH/SD a partir de suas relações familiares e escolares. Os dados foram obtidos através das respostas a um questionário e o conteúdo analisado a partir de três categorias a percepção dele sobre as AH/SD, a percepção em relação à escola e a percepção sobre a família. O embasamento teórico desta pesquisa aborda questões referentes aos mitos vinculados à Superdotação, a ausência de identificação e atendimento aos Superdotados na escola, a importância dos educadores nesse atendimento, a idéia de alguns programas de enriquecimento para alunos com indicadores de AH/SD e a importância da família na vida desses alunos. A partir da análise dos dados pode-se constatar que Vô Juca, sujeito dessa pesquisa, possuía uma visão distorcida em relação às AH/SD; que a falta da identificação de seus indicadores e de um atendimento diferenciado fez com que ele enfrentasse algumas dificuldades na escola e que sua família teve grande importância em sua vida. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |