A concepção dos gestores escolares em relação à depressão infantil: um estudo comparativo em escolas de Santa Maria - RS
Resumo
Quadros depressivos na infância têm sido descritos desde o início do século
XX. Entretanto, foi somente a partir da década de 60, que as investigações
começaram a ser sistematizadas. Nos últimos anos, a depressão infantil tem sido
objeto de estudos em vários países de forma abrangente e, a partir daí, foi
confirmada a sua presença no campo de psicopatologia infantil. Entre os sintomas
que podem indicar um quadro depressivo destacam-se a baixa auto-estima, a
tristeza, a frustração, os medos e o baixo aproveitamento escolar, podendo estar
associados sintomas somáticos como cefaléia, vômitos e diarréia, além de condutas
delinqüentes. Alguns autores descrevem as dificuldades de padronização de
critérios e diagnósticos, bem como a variabilidade da população estudada na faixa
etária em estudo, pela dificuldade que a criança tem de expressar seu sofrimento,
sendo que essa dificuldade pode ser a responsável pela disparidade nos índices
epidemiológicos encontrados, mas nem por isso é possível negar a ocorrência da
doença em criança. Partindo do exposto o presente trabalho é resultado do projeto
de pesquisa de conclusão do curso de Especialização em Gestão Educacional da
Universidade Federal de Santa Maria. Teve como objetivo investigar a concepção
dos gestores em relação à depressão infantil em diferentes sistemas escolares:
público (estadual e municipal) e particular da cidade de Santa Maria - RS. O
referencial teórico da pesquisa perpassa autores que abordam aspectos sobre
depressão, depressão infantil e gestão escolar como: Del Porto (2000), Cruvinel
(2003), Moreno e Moreno (1994), Bordignon (2001) e Libâneo (2001),
respectivamente. A partir da pesquisa bibliográfica, realizou-se pesquisa de campo,
tendo sido utilizado para coleta de dados um instrumento de pesquisa com questões
semi-estruturadas. Com a realização da pesquisa junto a gestores escolares ficou
claro, que a maior parte dos entrevistados não percebe que a depressão infantil faz
parte da realidade escolar e, conseqüentemente, o conhecimento sobre o assunto é
restrito.
Coleções
- Gestão Educacional [294]
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