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dc.contributor.advisorCostas, Fabiane Adela Tonetto
dc.creatorNunes, Alexandra Santos
dc.date.accessioned2018-04-17T14:42:22Z
dc.date.available2018-04-17T14:42:22Z
dc.date.issued2008-01-10
dc.date.submitted2008
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12993
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2008.por
dc.description.abstractDepression in the childhood has been described since the beginning of the century XX. However, it was, only starting from the decade of 60, that the investigations began to be systematized. In the last years, the infantile depression has been object of studies in several countries in an including way and, since then, your presence was confirmed in the field of infantile psychopathologic. Among the symptoms that deserve prominence, the low self-esteem, the sadness, can be mentioned the frustration, the fears and the low school revenue, could be associated somatic symptoms as migraine, vomits and diarrhea, besides delinquents conducts. Some authors describe the difficulties of standardization of criteria diagnoses, as well as the variability of the population studied in the age group in study, for the difficulty that the child has of your expression suffering, and those difficulties can be the responsible for the disparity in the found epidemic indexes, but nor for that you/he/she is possible to deny the occurrence of the disease in child. Leaving of the exposed the present work is resulted of the project of research of conclusion of the course of Specialization in Educational Administration of Santa Maria's Federal University. Has as objective investigates the managers' conception in relation to the infantile depression in different school systems: public (state and municipal) and matter. The theoretical referential of the research to pass by authors that approach aspects on depression, infantile depression and school administration as: Del Porto (2000), Cruvinel (2003), Brunet and Brunet (1994), Bordignon (2001) and Libâneo (2001), respectively. Starting from the bibliographical research, he/she took place he/she researches of field, in which the instruments used in the collection of data they were glimpsed and questionnaires. With the accomplishment of the research school managers were close to clear school, that most of the interviewees doesn't notice that the infantile depression is part of the school reality and, consequently, the knowledge on the subject is restricted.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDepressãopor
dc.subjectDepressão infantilpor
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.subjectDepressioneng
dc.subjectInfantile depressioneng
dc.subjectEducational administrationeng
dc.titleA concepção dos gestores escolares em relação à depressão infantil: um estudo comparativo em escolas de Santa Maria - RSpor
dc.title.alternativeThe school manager's perception with relationship to children with infantile depression: a comparative study at schools of Santa Maria - RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoQuadros depressivos na infância têm sido descritos desde o início do século XX. Entretanto, foi somente a partir da década de 60, que as investigações começaram a ser sistematizadas. Nos últimos anos, a depressão infantil tem sido objeto de estudos em vários países de forma abrangente e, a partir daí, foi confirmada a sua presença no campo de psicopatologia infantil. Entre os sintomas que podem indicar um quadro depressivo destacam-se a baixa auto-estima, a tristeza, a frustração, os medos e o baixo aproveitamento escolar, podendo estar associados sintomas somáticos como cefaléia, vômitos e diarréia, além de condutas delinqüentes. Alguns autores descrevem as dificuldades de padronização de critérios e diagnósticos, bem como a variabilidade da população estudada na faixa etária em estudo, pela dificuldade que a criança tem de expressar seu sofrimento, sendo que essa dificuldade pode ser a responsável pela disparidade nos índices epidemiológicos encontrados, mas nem por isso é possível negar a ocorrência da doença em criança. Partindo do exposto o presente trabalho é resultado do projeto de pesquisa de conclusão do curso de Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria. Teve como objetivo investigar a concepção dos gestores em relação à depressão infantil em diferentes sistemas escolares: público (estadual e municipal) e particular da cidade de Santa Maria - RS. O referencial teórico da pesquisa perpassa autores que abordam aspectos sobre depressão, depressão infantil e gestão escolar como: Del Porto (2000), Cruvinel (2003), Moreno e Moreno (1994), Bordignon (2001) e Libâneo (2001), respectivamente. A partir da pesquisa bibliográfica, realizou-se pesquisa de campo, tendo sido utilizado para coleta de dados um instrumento de pesquisa com questões semi-estruturadas. Com a realização da pesquisa junto a gestores escolares ficou claro, que a maior parte dos entrevistados não percebe que a depressão infantil faz parte da realidade escolar e, conseqüentemente, o conhecimento sobre o assunto é restrito.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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