A hospitalização escolarizada: possibilidades de atenção à aprendizagem infantil em contexto hospitalar
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Data
2007-12-01Autor
Nascimento, Cláudia Terra do
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Este artigo pretende trazer reflexões sobre a hospitalização escolarizada, trazendo à tona as possibilidades educativas de atenção ao processo de aprendizagem infantil em contexto hospitalar. Para tanto, centra tal reflexão na situação de crianças hospitalizadas, que ficam impedidas, por conta dos tratamentos médicos e internações hospitalares, de freqüentarem à escola. Considera-se, então, a necessidade de discutir e conceituar com clareza o atendimento educacional hospitalar, preconizado por lei, a que todas as crianças têm direito. Diante desta questão, busca-se definir o serviço da classe hospitalar, pautado em uma pedagogia hospitalar que o fundamente, bem como as práticas interdisciplinares que devem existir entre a Pedagogia Hospitalar e a Psicopedagogia Hospitalar, esta última buscando o atendimento aos problemas de aprendizagem que poderão surgir no processo de ensino-aprendizagem no hospital. Nesse sentido, apresenta-se um breve resgate das interfaces possíveis entre a aprendizagem e o contexto hospitalar, acendendo reflexões acerca das possibilidades educativas de trabalho com a aprendizagem no hospital, bem como analisando os benefícios de uma prática interdisciplinar e multiprofissional em contextos hospitalares. Destaca-se a importância social e política do direito de todas as crianças hospitalizadas em receber o atendimento educacional em classe hospitalar, tendo em vista o significado deste feito à concretização dos direitos inalienáveis à infância.
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