Perfil e satisfação dos usuários: um estudo de caso no Departamento de Arquivo Geral da UFSM
Resumen
O aprofundamento do estudo sobre usuários de arquivos permite avaliar a relevância da documentação pesquisada e dos serviços disponibilizados pelos Arquivos. A identificação do perfil e da satisfação dos usuários possibilita entender de que forma o Arquivo vem atendendo seu público, preservando, de certa forma, a memória social e cultural de uma instituição, disponibilizando-a, conforme as necessidades de pesquisa dos mesmos. Dessa forma, o propósito desta pesquisa foi o de coletar dados, analisá-los e apresentar resultados, em relação ao perfil dos usuários que frequentam o Departamento de Arquivo Geral da Universidade Federal de Santa Maria (DAG/UFSM). Para este fim, foram propostos três aspectos que nortearam a pesquisa: o que buscam, para que fim e como são atendidos os usuários. Para embasar a proposta de trabalho, foram utilizados fundamentos teóricos de pesquisadores deste assunto, que auxiliaram a compreender o perfil de usuários, como se classificam, quais os seus anseios e quais as suas características principais. Para a coleta de dados, utilizou-se um instrumento de coleta de dados (questionário) que pôde trazer as informações necessárias. Os usuários manifestaram-se satisfeitos (96%), o que indica que os mesmos receberam as informações e orientações solicitadas de forma eficaz. Diante disso, o presente trabalho traz um levantamento de informações sobre o perfil de usuários e sua satisfação face aos serviços prestados, que pode fornecer condições para o profissional arquivista atuar de forma mais crítica, criativa e eficiente na organização e na gestão de informações arquivísticas.
Colecciones
- Gestão em Arquivos - EaD [245]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: