A experiência de inclusão escolar de um aluno com deficiência visual
Fecha
2010-12-20Autor
Bettin, Miriam Carmélia Rauber
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Mostrar el registro completo del ítemResumen
Este trabalho investigou a trajetória de um aluno com deficiência visual. Foram
ouvidos professores de uma escola da rede municipal de ensino fundamental da cidade de Passo Fundo que têm e tiveram a experiência de trabalhar diretamente com este aluno. Tal pesquisa foi um estudo de caso com abordagem qualitativa, observando o sujeito deficiente visual e materiais utilizados e confeccionados pelos professores. A coleta de dados deu-se através de entrevistas semiestruturadas com seis professores, sobre como vêm desenvolvendo seu trabalho, e observações nos diferentes espaços escolares, pareceres descritivos e materiais utilizados pelos alunos. Para análise dos resultados, as respostas foram agrupadas de forma a conhecer o modo como a inclusão tem sido construída e vivenciada no contexto escolar. Objetivou-se, ainda, conhecer os caminhos seguidos na prática pedagógica para garantir e potencializar a aprendizagem desse aluno, os recursos e
as estratégias empregadas, além das dificuldades encontradas nesse processo. Os
resultados indicaram que a inclusão está sendo realizada, porém ainda há muito a ser
conquistado, pois o professor se depara com inúmeras dificuldades, seja no preparo para atender à nova realidade escolar, seja na falta de estrutura física e de acessibilidade deste aluno no contexto escolar. A prática pedagógica vem sofrendo transformações cada vez mais diversificadas, ampliadas e ressignificadas, visando a contemplar toda a heterogeneidade escolar. Assim, verifica-se que, para os docentes, a inclusão escolar é um processo árduo, de grandes questionamentos e busca constante. É um desafio entendido como extremamente compensador para ambas as partes.