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dc.contributor.advisorRech, Andréia Jaqueline Devalle
dc.creatorNegrini, Tatiane
dc.date.accessioned2018-04-23T13:28:01Z
dc.date.available2018-04-23T13:28:01Z
dc.date.issued2008-10-24
dc.date.submitted2008
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13036
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial: Altas Habilidades/Superdotação, RS, 2008.por
dc.description.abstractThis article aimed to examine the overall educational experiences, social and family that marked the trajectory of life of a student identified with characteristics of high skills / superdotação, as well as the characteristics that most stress in this subject. Thus, we tried to highlight the life experiences of this, stressing the key features that show whether and how the stimulation of their skills and their creativity is important for their development potential. The search followed a qualitative approach, the kind of case study. In order to collect the data, some instruments were selected, among them: it was a semi-structured interview with a student who participates in a program for enrichment, and a semi-structured interview with a family member, in the case, the mother. Thus, it is the design of intelligence referred to by Gardner (1995, 2001), believes that the so multifaceted. Studies of Renzulli (2004), Alencar (2001), Alencar and Fleith (2001), cooperating with research theory, with discussions and problematizations the theme of high skills / superdotação. Upon completion of this research, you can highlight how important is the monitoring of students with high abilities / superdotação, both in identifying characteristic, as in its pacing. Moreover, he points out is how we need the stimulation of students with these characteristics, considering that, not being discouraged to learn. We find then that there are many barriers that prevent both the flowering of creativity, and other characteristics of these students.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectAltas habilidadespor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectSuperdotaçãopor
dc.titleUma análise das experiências pedagógicas e sociais de um aluno identificado com características de altas habilidades/superdotaçãopor
dc.title.alternativeAn analysis of experience educational and social of a student identified with characteristics of high abilities/giftednesseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Especial: Altas Habilidades/Superdotaçãopor
dc.description.resumoEste artigo teve como objetivo geral analisar as vivências pedagógicas, sociais e familiares que marcaram a trajetória de vida de um aluno identificado com características de altas habilidades/superdotação, assim como, as características que mais se salientam neste sujeito. Desse modo, buscou-se destacar as experiências vivenciadas por este, salientando as principais características que se evidenciam e como a estimulação de suas habilidades e sua criatividade é importante para seu desenvolvimento potencial. Esta pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Com o intuito de coletar os dados, alguns instrumentos foram selecionados, entre eles: realizou-se uma entrevista semi-estruturada com um aluno que participa de um programa de enriquecimento, e uma entrevista semi-estruturada com um membro da família, no caso, a mãe. Desse modo, parte-se da concepção de inteligência referenciada por Gardner (1995, 2001), que a entende de maneira multifacetada. Os estudos de Renzulli (2004), Alencar (2001), Alencar e Fleith (2001), colaboraram teoricamente com a pesquisa, com discussões e problematizações da temática de altas habilidades/superdotação. A partir da realização desta pesquisa, pode-se evidenciar o quanto é importante o acompanhamento dos alunos com altas habilidades/superdotação, tanto na identificação de suas características, como em sua estimulação. Além disso, ressalta-se o quão é necessária a estimulação dos alunos com estas características, tendo em vista que, não fiquem desestimulados para a aprendizagem. Percebe-se, então, que, existem inúmeras barreiras que impedem o desabrochar tanto da criatividade, como de outras características destes alunos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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