dc.contributor.advisor | Canal, Ana Paula | |
dc.creator | Neuenfeldt, Adriano Edo | |
dc.date.accessioned | 2018-04-24T11:43:10Z | |
dc.date.available | 2018-04-24T11:43:10Z | |
dc.date.issued | 2011-10-15 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13043 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This article presents a research from which focuses primarily on the analysis of educational practices in distance education, reflections about the relationship between their users highlights the importance and need for affection. Methodology was an analysis of discourse from material collected during the use of some tools in virtual learning environments for students, tutors and teachers. These materials are part of a personal collection of teacher presence and distance, which gave him trace parameters between these forms of education. Based on the observed data, collected and analyzed, it is understood that distance education must be based on a pedagogical practice in full view of dialogical action, so that from the better dialogue and the relations among its users. Analysis of the results aims to assist in understanding the relationships established between users of distance learning and the importance of affection for them. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Afetividade | por |
dc.subject | Educação a distância | por |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | por |
dc.subject | Affection | eng |
dc.subject | Distance education | eng |
dc.subject | Teaching and learning | eng |
dc.title | A importância e a necessidade do afeto nas relações tecidas nos ambientes virtuais: algumas considerações experienciais | por |
dc.title.alternative | The importance and need for affection in relationships woven in virtual environments: some considerations experiential | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo apresenta a partir de uma pesquisa que tem como foco principal a análise de práticas educativas em educação à distância, reflexões acerca das relações existentes entre os seus usuários destacando a importância e a necessidade da afetividade. Metodologicamente foi realizada uma análise do discurso a partir de materiais coletados durante a utilização de algumas ferramentas nos ambientes virtuais de aprendizagem por estudantes, tutores e professores. Estes materiais fazem parte do acervo pessoal de um professor de ensino presencial e a distância, que lhe proporcionou traçar parâmetros entre estas modalidades de ensino. Com base nos dados observados, coletados e analisados, entende-se que a educação à distância deve ser fundamentada em uma prática pedagógica sob as vistas da ação dialógica, para que a partir da dialogicidade melhorem também as relações entre os seus usuários. A análise dos resultados visa auxiliar na compreensão das relações estabelecidas entre os usuários do ensino à distância e a importância da afetividade para os mesmos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |