Sala de recursos multifuncionais e o uso das tecnologias assistivas: na perspectiva dos professores
Resumen
Este artigo relata a experiência realizada através de uma pesquisa de campo, com o
objetivo de diagnosticar e proporcionar reflexões quanto ao uso das Tecnologias
Assistivas, com professoras das salas de recursos multifuncionais e salas de aulas
regulares de duas escolas públicas, da cidade de Uruguaiana, uma Municipal e outra
Estadual. Pois, é um desafio ainda para muitos professores desenvolver os Atendimentos
Educacionais Especiais e as aulas regulares para os alunos com Necessidades
Educacionais Especiais, com o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação e
Tecnologias Assistivas, tecnologias estas que estão presentes nas salas de recursos
multifuncionais e que refletem adaptações nas salas de aulas regulares. Alguns fatores
importantes e que requerem observação são: a formação pedagógica ou atualização das
professoras; dificuldades encontradas pelas professoras com formação na área de
Educação Especial em utilizar a Tecnologia Assistiva; o envolvimento da escola frente ao
uso das Tecnologias da Informação e Comunicação como Tecnologias Assistivas; o
conhecimento dos profissionais sobre as Tecnologias Assistivas encontrados na escola;
contemplação do número de alunos incluídos nos Atendimentos Educacionais Especiais.
Vários fatores requerem melhorias. Os resultados relatados neste artigo refletem a
realidade das escolas, tiveram boa aceitação e participação dos professores envolvidos.
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