O ensino da história na perspectiva dos alunos e dos professores: um enfoque baseado nos PCNs de ensino fundamental
Resumo
Esta monografia apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou investigar se a maneira
como a disciplina de história vem sendo ensinada contempla o que os Parâmetros
Curriculares Nacionais (PCNs) prescrevem como habilidades e competências a serem
desenvolvidas no ensino fundamental. Para tanto, o método da pesquisa-ação orientou o
presente estudo, realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Terezinha, em
Constantina, RS. Em um primeiro momento, contextualizou-se a escola, as turmas e os
professores pesquisados, por meio da análise do Regimento escolar, bem como de observação
in loco. Em seguida, aplicou-se um questionário aos alunos pertencentes às duas turmas de 8ª
série da referida escola, além de um roteiro de questões aos seus respectivos professores. Os
dados coletados foram interpretados com base na discussão feita na fundamentação teórica,
em consonância com os PCNs de história para o ensino fundamental. Ao longo do estudo,
ficou evidenciado que, ao menos de acordo com os sujeitos pesquisados, o ensino de história
não tem conseguido contemplar, de forma satisfatória, as competências e habilidades que os
PCNs preveem para esse nível, evidenciando a necessidade de uma mudança no currículo e na
metodologia adotada pela escola para reverter o quadro verificado.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [950]
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