dc.contributor.advisor | Maraschin, Mariglei Severo | |
dc.creator | Nath, Zélio Luiz | |
dc.date.accessioned | 2018-04-24T15:20:09Z | |
dc.date.available | 2018-04-24T15:20:09Z | |
dc.date.issued | 2010-09-18 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13052 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This essay presents the results of a research which had as a main goal to investigate if
the way that the subject of history has been taught is according to the National Curricular
Parameters (PCNs) that prescribe as skills and competences to be developed during the
secondary school. Furthermore, the action-research method guided the present work, realized
in a school called “Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Terezinha”, in the city of
Constantina, Rio Grande do Sul. Firstly, the school, the classes and the teachers were
contextualized, by means of analysis of the Internal Regulation, as well as an in loco
observation. Secondly, a questionnaire was applied to the belonging students who were part
of the two classes from the 8th grade of the reported school, apart from a guide of questions to
their respective teachers. The collected data were inspected based in the discussion
accomplished in the theoretical substantiation, in consonance with the PCNs of History to the
secondary school. Moreover, it was told that, at least according to the researched people, the
subject of History has not obtained, in a satisfactory way, the competences and skills that the
PCNs believe to be the best way to teach the students at this level, giving evidence to the
necessity of having a change in the course of study and also in the methodology adopted by
the school to reverse the verified research. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | História | por |
dc.subject | Parâmetros curriculares nacionais | por |
dc.subject | Práticas pedagógicas | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | History | eng |
dc.subject | National curricular parameters | eng |
dc.subject | Capacities | eng |
dc.subject | Abilities | eng |
dc.subject | Educational practices | eng |
dc.subject | School management | eng |
dc.title | O ensino da história na perspectiva dos alunos e dos professores: um enfoque baseado nos PCNs de ensino fundamental | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Esta monografia apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou investigar se a maneira
como a disciplina de história vem sendo ensinada contempla o que os Parâmetros
Curriculares Nacionais (PCNs) prescrevem como habilidades e competências a serem
desenvolvidas no ensino fundamental. Para tanto, o método da pesquisa-ação orientou o
presente estudo, realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Terezinha, em
Constantina, RS. Em um primeiro momento, contextualizou-se a escola, as turmas e os
professores pesquisados, por meio da análise do Regimento escolar, bem como de observação
in loco. Em seguida, aplicou-se um questionário aos alunos pertencentes às duas turmas de 8ª
série da referida escola, além de um roteiro de questões aos seus respectivos professores. Os
dados coletados foram interpretados com base na discussão feita na fundamentação teórica,
em consonância com os PCNs de história para o ensino fundamental. Ao longo do estudo,
ficou evidenciado que, ao menos de acordo com os sujeitos pesquisados, o ensino de história
não tem conseguido contemplar, de forma satisfatória, as competências e habilidades que os
PCNs preveem para esse nível, evidenciando a necessidade de uma mudança no currículo e na
metodologia adotada pela escola para reverter o quadro verificado. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |