Gestão democrática e a participação da família na escola
Abstract
O presente estudo aborda a gestão democrática e a participação da família na
escola, dando ênfase à gestão democrática do ensino público, assegurada como principio
da educação através da Constituição Federal em 1988, a qual remete a uma nova
organização da escola na sua gestão. Partindo do entendimento de que a gestão
democrática configura-se pela participação de todos os envolvidos na gestão da escola,
buscou-se investigar em uma escola do sistema municipal de Fortaleza-CE quais ações da
gestão escolar favorecem a participação da família, visando produzir conhecimentos sobre a
realidade para repensar ou redirecionar os espaços de participação vivenciados na escola
participante da pesquisa. Diante disso foram citadas as políticas educacionais que remete a
relevantes agentes de participação, que fortalece o dialogo coletivo na gestão democrática.
Nesse sentido a pesquisa orientou-se pelos seguintes objetivos: compreender a concepção
de gestão democrática da escola, elucidando o conceito de participação nesse modelo de
gestão; analisar os espaços de participação da família na gestão democrática da escola, a
partir das atuais políticas educacionais; identificar a concepção de participação que a
família, comunidade escolar e os gestores escolares, professores e funcionários têm e quais
ações da gestão democrática favorecem a participação da família na escola, tendo como
base uma pesquisa empírica realizada em uma escola do sistema municipal de Fortaleza-
CE. Para tanto, essa pesquisa apoiou-se na abordagem qualitativa, utilizando como
procedimento a investigação bibliográfica e a pesquisa empírica baseado no cotidiano de
uma escola, promovendo uma reflexão participativa sobre a gestão democrática, família,
comunidade escolar e gestores, buscando uma melhoria no ensino e aprendizagem e no
envolvimento maior da família ou responsáveis nas atividades do ambiente escolar. Os
resultados da pesquisa realizada revelam que a escola realmente vive um novo momento, o
da construção da autonomia e do coletivo, sendo prioridade de seus agentes a participação
e o diálogo, no sentido de rever velhas práticas para a construção do novo, principalmente a
de rever o PPP da escola, isso após uma reflexão sobre a forma de melhorar a participação
da comunidade e pais na reconstrução do PPP fortalecendo os laços de interação já
construídos.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
The following license files are associated with this item: