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dc.contributor.advisorLazzarin, Luís Fernando
dc.creatorNass, Daniel Perdigão
dc.date.accessioned2018-04-27T12:27:31Z
dc.date.available2018-04-27T12:27:31Z
dc.date.issued2011-09-17
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13079
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe main purpose of this qualitative research in education is to explore, critically analyze and understand management aspects of higher distance education in Unitins, focusing the university interaction with federal laws, rules and government agents. The research was performed using official documents, newspapers and magazines as references, as well as theses and dissertations in which certain teaching and management practices were described by Unitins professors. The analysis was based on benchmarks of distance education and democratic management in education. We conclude that priority to profits and economic benefits prevailed in the management of distance education in Unitins. Thus, educational quality was not safeguarded in Unitins due to situations such as frequent management changes and high rates of teacher turnover. On the other hand, federal government agents had an increasingly active role in ensuring quality in education offered by Unitins, especially after a complaint from its students. During 2008 and 2009, these agents coordinated efforts to ensure an adequate solution for the disaccreditation of the institution, without impairing the students.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subjectPolíticas educacionaispor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectDistance educationfra
dc.subjectEducation policyeng
dc.subjectDemocratic management styleeng
dc.titleTensões entre esferas de governo na educação a distância: a legislação federal e a gestão da UNITINSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Palmas, TO, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEsta é uma investigação cujo objetivo principal foi o de explorar e compreender criticamente aspectos da gestão dos cursos superiores na modalidade a distância da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) no que tange à interação com os entes legislativos e administrativos federais da área. Para responder às questões propostas, fizemos um levantamento de documentos oficiais, de jornais e de revistas, bem como de teses e dissertações de profissionais da Unitins, nas quais certas práticas pedagógicas, gerenciais e administrativas internas foram descritas. A análise se baseou em referenciais da área da educação a distância e da gestão democrática da educação. Concluímos que vigorou a lógica de mercado na gestão da educação a distância na Unitins, com a priorização de lucros e rendas. Com isso, eram baixos os índices de qualidade em educação a distância da Unitins, devido a situações como as constantes mudanças de comando e a alta rotatividade de profissionais docentes. Por outro lado, os agentes governamentais federais tiveram um papel crescentemente ativo na garantia da qualidade dos cursos da Unitins, especialmente a partir de uma denúncia de alunos da instituição, e ao longo de 2008 e 2009 não mediram esforços para garantir uma solução adequada para os alunos no processo de descredenciamento da instituição.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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