dc.contributor.advisor | Marquezan, Reinoldo | |
dc.creator | Nascimento, Carolina Pereira do | |
dc.date.accessioned | 2018-05-02T15:44:08Z | |
dc.date.available | 2018-05-02T15:44:08Z | |
dc.date.issued | 2010-12-20 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13092 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD , RS, 2010. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Formação de professor | por |
dc.subject | Escola inclusiva | por |
dc.subject | Diversidade | por |
dc.title | Formação de professores e a escola inclusiva | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Januária, MG, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa visa levantar e analisar a formação de professores nas perspectivas da Escola Inclusiva e questões atuais a partir de políticas públicas inovadoras para o atendimento educacional de todos. A formação acadêmica e profissional nos impulsionou a escolher este tema de formação de professores e a escola inclusiva como prioritária para o sucesso da Educação Inclusiva. Procuramos então tratar de reflexões e teorias de autores que fundamentam esta escolha. Consideramos que com uma escola voltada para a diversidade humana e participativa, valorizando o trabalho coletivo, de grupos, onde as classes sejam locais de aprendizagens, relações sociais e afetivas os alunos aprendem e se formam como cidadãos críticos e integrantes da sociedade. A postura dos professores deve ser de mediador, capazes, comprometidos com a formação continuada frente ao novo paradigma educacional, abertos a discussão, reflexão e ação. Tendo como principio básico a igualdade de direitos, respeitando as diferenças individuais, culturais, sociais e ritmo de aprendizagem. Neste sentido, é sabido que a formação de professores na tendência reflexiva se configura como uma política de valorização do desenvolvimento profissional e pessoal que deve permear o seu pensamento e sua prática educativa, fazendo valer deu papel de intelectual crítico que é um grande passo na implementação da escola inclusiva. A inclusão e uma proposta, um ideal. Se quisermos que nossa sociedade seja acessível, que dela todas as pessoas com deficiência possam participar em igualdade de oportunidades, é preciso fazer desse ideal uma realidade a cada dia. A ação de cada um de nós, das instituições e dos órgãos, deve ser pensado e executada no sentido de divulgar os direitos, a legislação e implementar ações que garantam o acesso de todos. Para isso é essencial que a escola possa contar com profissionais preparados e competentes com sua formação acadêmica e continuada para viabilizar futuras mudanças necessárias sobre a postura e olhar inclusivo de toda sociedade. A pesquisa utiliza metodologias qualitativas e quantitativas com leituras de livros e textos variados de revistas educativas, selecionados, segundo os parâmetros de conhecimentos satisfatórios e fundamentação teórica. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |