dc.contributor.advisor | Bastos, Fábio da Purificação de | |
dc.creator | Oliveira, Everton Fêrrêr de | |
dc.date.accessioned | 2018-05-03T12:58:54Z | |
dc.date.available | 2018-05-03T12:58:54Z | |
dc.date.issued | 2010-01-25 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13094 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ambientes hipermídias | por |
dc.subject | Formação educacional | por |
dc.subject | Colaboração escolar | por |
dc.title | Colaboração escolar nas práticas educativas no ensino superior mediada pelo moodle | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Restinga Sêca, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Problematizamos o uso de ambientes hipermídias no desenvolvimento e aprendizagem da
colaboração escolar. A proposta de interação mediada pelas Tecnologias da Informação e
Comunicação (TIC) na educação a distância e sua potencialidade como recurso também no ensino
presencial, desde o princípio do diálogo, da mediação e da teoria da atividade. O problema que
perseguimos fora se “Ambientes hipermídias são recursos potencializadores do desenvolvimento e
aprendizagem da colaboração escolar na interação mediada por computador?”. Em relação aos
objetivos buscamos potencializar a interação mediada pelas otencializar a interação mediada pelas Tecnologias da Informação e
Comunicação (TIC) no ensino presencial, bem como relacionar aspectos teóricos do diálogo
freireano e da teoria da atividade na formação inicial e continuada parametrizadas pelo ambiente
MOODLE e problematizar a interação e mediação tecnológicas na educação universitária. Neste
sentido caracterizamos o diálogo na própria interação como dimensão colaborativa e produtiva de
professor e estudantes nas interfaces da formação inicial e continuada, ambas parametrizadas pelo ambiente
MOODLE. A interação e mediação tecnológicas foram centralizadas nas atuações profissionais no mundo da
escola, porque tomam assumem princípio freireano da codificação-descodificação da realidade, com
destaque para a educação universitária aberta como prática da liberdade. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |