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dc.contributor.advisorBastos, Fábio da Purificação de
dc.creatorOliveira, Everton Fêrrêr de
dc.date.accessioned2018-05-03T12:58:54Z
dc.date.available2018-05-03T12:58:54Z
dc.date.issued2010-01-25
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13094
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAmbientes hipermídiaspor
dc.subjectFormação educacionalpor
dc.subjectColaboração escolarpor
dc.titleColaboração escolar nas práticas educativas no ensino superior mediada pelo moodlepor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Restinga Sêca, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoProblematizamos o uso de ambientes hipermídias no desenvolvimento e aprendizagem da colaboração escolar. A proposta de interação mediada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na educação a distância e sua potencialidade como recurso também no ensino presencial, desde o princípio do diálogo, da mediação e da teoria da atividade. O problema que perseguimos fora se “Ambientes hipermídias são recursos potencializadores do desenvolvimento e aprendizagem da colaboração escolar na interação mediada por computador?”. Em relação aos objetivos buscamos potencializar a interação mediada pelas otencializar a interação mediada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ensino presencial, bem como relacionar aspectos teóricos do diálogo freireano e da teoria da atividade na formação inicial e continuada parametrizadas pelo ambiente MOODLE e problematizar a interação e mediação tecnológicas na educação universitária. Neste sentido caracterizamos o diálogo na própria interação como dimensão colaborativa e produtiva de professor e estudantes nas interfaces da formação inicial e continuada, ambas parametrizadas pelo ambiente MOODLE. A interação e mediação tecnológicas foram centralizadas nas atuações profissionais no mundo da escola, porque tomam assumem princípio freireano da codificação-descodificação da realidade, com destaque para a educação universitária aberta como prática da liberdade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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