A concepção da avaliação no contexto da gestão escolar: o caso dos pareceres descritivos
Resumo
Avaliação da aprendizagem escolar no atual contexto educativo remete a um tema complexo. Dentro dessa perspectiva, cria-se uma polêmica em torno da questão de práticas inovadoras de avaliação e sua relação com a melhoria da qualidade de ensino. Este estudo teve por objetivo observar como os educadores são preparados para utilizarem os pareceres descritivos nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, bem como pretendeu evidenciar quais as principais dificuldades e preocupações na hora de elaborar esses saberes. O problema central resume a suspeita de que os pareceres descritivos representam uma parte e não o todo do processo avaliativo. Dessa forma, presume-se que só ele não é suficiente para demonstrar o sucesso do aluno na aprendizagem, portanto não é o melhor instrumento para expressar a real qualidade da aprendizagem. A pesquisa teve como aporte teórico autores como: Cardoso (2002), Corazza (2001), Esteban (2005), Hoffmann (1993, 1998, 2000, 2001), Libâneo (2007), Luckesi (2004, 2006), entre outros. A investigação desenvolveu-se através de uma abordagem qualitativa e teve por procedimento o Estudo de Caso. A técnica utilizada para coletar os dados foi a entrevista estruturada e análise de documentos como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDB 9394/96 e o Projeto Político Pedagógico da escola, configurando-se também como pesquisa documental. Participaram deste trabalho de pesquisa três professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental de uma Escola da Rede Estadual de Ensino de Santa Maria. Conclui-se, dessa forma, que avaliação por meio de pareceres descritivos não se constitui como o todo, mas sim parte do processo avaliativo.
Coleções
- Gestão Educacional [294]
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