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dc.contributor.advisorFelix, Glades Tereza
dc.creatorOleques, Rose Carla Mendes
dc.date.accessioned2018-05-04T12:44:15Z
dc.date.available2018-05-04T12:44:15Z
dc.date.issued2011-03-01
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13101
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe evaluation of school learning process in nowadays educational context refers to a complex discussion. Into this perspective, it was created a polemic issue through innovative practices of evaluation and their relation to improvement of the teaching process quality. This study aimed at observing how teachers are being prepared to use the descriptive opinion in early years of Elementary School, as well as it intended to emphasize which are the main difficulties and worries when they are building this knowledge. The central problem of this research summarizes a suspicion that descriptive opinions represent just a part and not a whole of the evaluative process. In this way, it was possible to perceive that, it itself, is not enough to demonstrate the student success related to learning process. Therefore, it‟s not the best tool to express the real learning quality. As a theoretical basis, this research had authors like: Cardoso (2002), Corazza (2001), Esteban (2005), Hoffmann (1993, 1998, 2000, 2001), Libâneo (2007), Luckesi (2004, 2006), among others. The investigation was developed through a qualitative approach and it had, as a procedure, the Case Study methodology. To collect the data, it was used the structured interview and the documental analysis of Brazilian Education Policy (LDB 9394/96), also it was used the school political-pedagogic project, which configure as a documental research. The participants were three teachers of early years of Elementary School of a public state school in Santa Maria-RS-Brazil. It‟s possible to conclude, in this way, that evaluation process through these descriptive opinions couldn‟t be considered like a whole of this activity; however it‟s just a part of evaluative process.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectPareceres descritivospor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectEvaluationeng
dc.subjectDescriptive opinionseng
dc.subjectLearning processeng
dc.titleA concepção da avaliação no contexto da gestão escolar: o caso dos pareceres descritivospor
dc.title.alternativeThe evaluation concept in school management context: the descriptive opinions caseeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoAvaliação da aprendizagem escolar no atual contexto educativo remete a um tema complexo. Dentro dessa perspectiva, cria-se uma polêmica em torno da questão de práticas inovadoras de avaliação e sua relação com a melhoria da qualidade de ensino. Este estudo teve por objetivo observar como os educadores são preparados para utilizarem os pareceres descritivos nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, bem como pretendeu evidenciar quais as principais dificuldades e preocupações na hora de elaborar esses saberes. O problema central resume a suspeita de que os pareceres descritivos representam uma parte e não o todo do processo avaliativo. Dessa forma, presume-se que só ele não é suficiente para demonstrar o sucesso do aluno na aprendizagem, portanto não é o melhor instrumento para expressar a real qualidade da aprendizagem. A pesquisa teve como aporte teórico autores como: Cardoso (2002), Corazza (2001), Esteban (2005), Hoffmann (1993, 1998, 2000, 2001), Libâneo (2007), Luckesi (2004, 2006), entre outros. A investigação desenvolveu-se através de uma abordagem qualitativa e teve por procedimento o Estudo de Caso. A técnica utilizada para coletar os dados foi a entrevista estruturada e análise de documentos como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDB 9394/96 e o Projeto Político Pedagógico da escola, configurando-se também como pesquisa documental. Participaram deste trabalho de pesquisa três professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental de uma Escola da Rede Estadual de Ensino de Santa Maria. Conclui-se, dessa forma, que avaliação por meio de pareceres descritivos não se constitui como o todo, mas sim parte do processo avaliativo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [290]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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