Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBarichello, Marta Roseli de Azeredo
dc.creatorOliveira, Poliana Alves de
dc.date.accessioned2018-05-04T14:54:03Z
dc.date.available2018-05-04T14:54:03Z
dc.date.issued2011-09-16
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13107
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011por
dc.description.abstractThe research document addresses the educational management in the context of indigenous education and their current legal requirements, explaining to us the process of educational management in the Indian School CEMIX WARA-in-Tocantínia Tocantins. Contextualizes the historical trajectory of ethnic Xerente, his first contact with non-Indians until the implementation of school in their territories. The methodology used to develop the research work was a documentary on the subject and a case study of school. This study shows it is relevant due to the fact that there are few studies focused on the management of indigenous education. The current legislation in the educational field touts new direction for indigenous education, aiming at the construction of educational processes based on interculturality, specificity, bilingual education, and culture of each ethnic group indigenous own. The indigenous education should be differentiated, however it is clear that this is still a distant reality of schools, because education is still thought of as a form of imposition of values and the incorporation of indigenous capitalist society. The perceived results so far show that the school management of the School CEMIX-Wara, no different from other schools in their realities, needs and difficulties. In the educational sphere, the challenges center on the construction and execution of a project that combines different pedagogical knowledges Xerente community with the skills necessary to live in a globalized world. Although there are many challenges, demonstrates that the school is under construction, seeking the enforcement of school we want.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.subjectEducação escolar indígenapor
dc.subjectLegislaçãopor
dc.subjectXerentespor
dc.subjectManagement educationeng
dc.subjectIndigenous school educationeng
dc.subjectLegislationeng
dc.titleGestão escolar indígena no Tocantins: estudos introdutóriospor
dc.title.alternativeA look at management school indigenous in Tocantinseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Palmas, TO, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO trabalho de pesquisa documental aborda a gestão educacional no contexto da educação escolar indígena e seus pressupostos legais vigentes, elucidando como se dá o processo de gestão educacional indígena na Escola CEMIX-WARÃ em Tocantínia–Tocantins. Contextualizou-se a trajetória histórica da etnia Xerente, seu primeiro contato com os não índios até a implantação da escola em seus territórios. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho foi uma pesquisa documental sobre a temática e um estudo de caso da escola. Este estudo mostra-se relevante devido ao fato de existir poucos trabalhos voltados para a gestão da educação escolar indígena. A legislação vigente no campo educacional apregoa novos rumos para a educação escolar indígena, objetivando a construção de processos educativos baseados na interculturalidade, na especificidade, no ensino bilíngue, e na cultura própria de cada etnia indígena. A educação escolar indígena deve ser diferenciada, no entanto percebe-se que esta ainda é uma realidade distante das escolas, pois a educação ainda é pensada como forma de imposição de valores e incorporação dos indígenas à sociedade capitalista. Os resultados percebidos até o momento demonstram que a gestão escolar da Escola CEMIX-WARÃ, não difere de outras escolas em suas realidades, necessidades e dificuldades. Na esfera pedagógica, os desafios centram-se na construção e efetivação de um projeto pedagógico diferenciado que articule os saberes da comunidade Xerente com os conhecimentos necessários para viver num mundo globalizado. Embora existam muitos desafios, a escola demonstra que está em processo de construção, buscando a efetivação da escola que queremos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto